Zelenski diz que acordo de garantias de segurança dos EUA para a Ucrânia está pronto

Presidente da Ucrânia disse que aguarda a definição de uma data pelos Estados Unidos para a assinatura do documento

Presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski afirmou que um documento de garantias de segurança dos Estados Unidos para Kiev está totalmente pronto

O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, afirmou neste domingo (25) que um documento de garantias de segurança dos Estados Unidos para Kiev está “100% pronto”, após dois dias de conversas envolvendo representantes ucranianos, americanos e russos em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Em declaração a jornalistas durante visita à Lituânia, Zelenski disse que a Ucrânia aguarda a definição de uma data pelos Estados Unidos para a assinatura do documento. Segundo ele, o texto ainda precisará ser encaminhado ao Congresso americano e ao Parlamento ucraniano para ratificação.

O presidente ucraniano também reforçou o objetivo do país de aderir à União Europeia (UE) até 2027, classificando o processo como uma “garantia de segurança econômica”.

Reunião com a Rússia

Zelenski descreveu as conversas em Abu Dhabi como o primeiro formato trilateral em “bastante tempo” a reunir não apenas diplomatas, mas também representantes militares dos três lados. As negociações começaram na sexta-feira (23) e seguiram no sábado (24), com foco em uma possível saída para a invasão em larga escala da Rússia à Ucrânia, que se aproxima de quatro anos.

Apesar do diálogo, o presidente ucraniano reconheceu a existência de divergências profundas entre Kiev e Moscou, especialmente em relação a questões territoriais. “Nossa posição em relação ao nosso território — a integridade territorial da Ucrânia — deve ser respeitada”, afirmou.

Na última quinta-feira, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, discutiu um possível acordo para o fim da guerra com enviados do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Steve Witkoff e Jared Kushner, durante reuniões em Moscou. O Kremlin mantém a exigência de que a Ucrânia retire suas tropas das regiões do leste anexadas ilegalmente pela Rússia, mas que ainda não estão totalmente sob controle russo.

Zelenski afirmou que os Estados Unidos tentam buscar um ponto de equilíbrio nas negociações, mas ressaltou que “todos os lados precisam estar prontos para um acordo”.

De acordo com um oficial dos EUA ouvido pela Associated Press (AP), as delegações devem retornar aos Emirados Árabes Unidos no próximo domingo (1º) para uma nova rodada de negociações. As conversas recentes trataram de temas militares e econômicos e incluíram a possibilidade de um cessar-fogo antes de um acordo definitivo. Ainda não houve consenso sobre um modelo para a supervisão e a operação da usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa, atualmente ocupada por forças russas.

* Com informações de Estadão

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...