Tempestade de neve histórica nos EUA mata ao menos 10 pessoas

Nevasca começou no último sábado (24) e pode continuar ganhando força no decorrer da semana

Tempestade de neve cobriu área residencial em Columbia, Missouri

A grande tempestade de neve segue crescente nos Estados Unidos durante esta segunda-feira (26) e ao menos 10 mortes foram registradas em ocorrências dos problemas climáticos que o país enfrenta. O avanço do inverno provocou cancelamento de voos, quedas de energia e pedidos para que a população permaneça em casa.

Este é um dos piores episódios de inverno do país nas últimas décadas, com consequências potencialmente “catastróficas”, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, na sigla em inglês)

A entidade advertiu que a população enfrentará condições semelhantes na manhã desta segunda-feira e que o frio intenso continuará por vários dias.

Três mortes foram confirmadas no estado do Texas, incluindo uma jovem de 16 anos em um acidente de trenó. Em Louisiana, outras duas pessoas morreram por hipotermia.

O prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, informou que cinco pessoas foram encontradas mortas ao ar livre neste fim de semana, em meio a temperaturas glaciais. Embora não tenha confirmado que as mortes estivessem relacionadas ao clima, declarou aos jornalistas: “Não há lembrete mais poderoso do perigo do frio extremo”.

Estados Unidos sem luz durante a neve

O site de monitoramento PowerOutage.us mostrava mais de 840 mil clientes sem eletricidade na noite de domingo (25), principalmente no sul do país. Nesta manhã, pelo menos 791 mil pessoas seguem sem acesso à energia elétrica na região e 823 mil pelo país.

No Tennessee, onde o gelo derrubou linhas de transmissão, mais de 300 mil endereços residenciais e comerciais ficaram sem energia. Louisiana, Mississippi e Geórgia, onde essas tempestades são menos comuns, registraram cada um mais de 100 mil interrupções no serviço. Pelo menos 20 estados e a capital, Washington, declararam estado de emergência.

(Sob supervisão de Aline Campolina)

Leia também

Gustavo Monteiro é estagiário do Portal Itatiaia e estudante de jornalismo na UFMG. Natural de Santos-SP, possui passagens pela Revista B&R e Secretaria do Estado de Minas de Comunicação Social.

Ouvindo...