Vídeo: Portugal apreende embarcação com cerca de 9 toneladas de cocaína

Operação é a maior da história do país e capturou semissubmersível que tinha origem na América do Sul

Operação é a maior já realizada em Portugal

A Polícia Judiciária (PJ) de Portugal realizou a apreensão de cerca de 9 toneladas de cocaína neste domingo (25), na região do arquipélago dos Açores. A operação “Adamastor” interceptou um semissubmersível vindo da América do Sul, onde estavam três colombianos e um venezuelano.

“Esta é a maior apreensão de cocaína já realizada em Portugal”, declarou nesta segunda-feira (26) uma porta-voz da Polícia Judiciária. Segundo os policiais, o navio foi interceptado “nos últimos dias” a 230 milhas náuticas (cerca de 430 km) dos Açores, com a colaboração da Marinha e da Força Aérea portuguesas, bem como das autoridades dos Estados Unidos e do Reino Unido.

A operação foi realizada em condições meteorológicas adversas e o navio afundou com 35 dos 300 fardos de droga que transportava, informou a PJ. Não foi especificado para qual país o semissubmersível se dirigia, no entanto, os cerca de 300 fardos não iriam abastecer apenas um país, mas todo o continente europeu.

Durante uma coletiva de imprensa, o diretor da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Entorpecentes (UNCTE), Artur Vaz, disse que a carga poderia render “centenas de milhões de euros” aos grupos criminosos que receberiam o material.

Confira o vídeo que mostra os desdobramentos da operação:

(Sob supervisão de Bruno Nogueira)

Leia também

Gustavo Monteiro é estagiário do Portal Itatiaia e estudante de jornalismo na UFMG. Natural de Santos-SP, possui passagens pela Revista B&R e Secretaria do Estado de Minas de Comunicação Social.

Ouvindo...