A Polícia Judiciária (PJ) de Portugal realizou a apreensão de cerca de 9 toneladas de cocaína neste domingo (25), na região do arquipélago dos Açores. A operação “Adamastor” interceptou um semissubmersível vindo da América do Sul, onde estavam três colombianos e um venezuelano.
“Esta é a maior apreensão de cocaína já realizada em Portugal”, declarou nesta segunda-feira (26) uma porta-voz da Polícia Judiciária. Segundo os policiais, o navio foi interceptado “nos últimos dias” a 230 milhas náuticas (cerca de 430 km) dos Açores, com a colaboração da Marinha e da Força Aérea portuguesas, bem como das autoridades dos Estados Unidos e do Reino Unido.
A operação foi realizada em condições meteorológicas adversas e o navio afundou com 35 dos 300 fardos de droga que transportava, informou a PJ. Não foi especificado para qual país o semissubmersível se dirigia, no entanto, os cerca de 300 fardos não iriam abastecer apenas um país, mas todo o continente europeu.
Durante uma coletiva de imprensa, o diretor da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Entorpecentes (UNCTE), Artur Vaz, disse que a carga poderia render “centenas de milhões de euros” aos grupos criminosos que receberiam o material.
Confira o vídeo que mostra os desdobramentos da operação:
📢Maior apreensão de sempre de cocaína em Portugal
— Polícia Judiciária (@PJudiciaria) January 25, 2026
A @PJudiciaria realizou com a @MarinhaPT e a @fap_pt uma operação de combate ao tráfico de droga por via marítima, no decurso da qual foi possível intercetar, em alto mar, um semi-submersível com cerca de 9 ton. de cocaína. pic.twitter.com/RqJwjUSHFK
(Sob supervisão de Bruno Nogueira)