Itália pressiona UE para classificar guarda do Irã como ‘organização terrorista’

Grupo já foi classificado como terrorista pelos Estados Unidos em 2019, União Europeia analisa medidas

Manifestações no Irã somam milhares de mortes por repressão militar

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, pressionou a União Europeia (UE) nesta segunda-feira (26) para classificar o Corpo de Guardas da Revolução Islâmica (IRGC) como “organização terrorista” em decorrência do massacre que segue nas manifestações no Irã. Os Estados Unidos designaram a IRGC como organização terrorista em 2019.

“As perdas sofridas pela população civil durante os protestos exigem uma resposta clara”, disse o ministro por publicação feita no X, antigo Twitter. “Irei propor, em coordenação com outros parceiros, que a Guarda Revolucionária seja incluída na lista de organizações terroristas, bem como sanções individuais contra os responsáveis por estes atos hediondos”, completou.

Segundo a Agência de Notícias de Ativistas dos Direitos Humanos (HRANA), seis mil mortes foram confirmadas durante as manifestações no Irã e outras 17 mil têm a causa investigada. As autoridades iranianas reconheceram na última semana como oficial o número de 3.117 mortes.

Leia também

A UE já sancionou centenas de autoridades iranianas devido à repressão de movimentos de protesto anteriores e ao apoio de Teerã à guerra da Rússia contra a Ucrânia. O bloco também proibiu a exportação para o Irã de uma série de componentes que poderiam ser usados na fabricação de drones e mísseis do país.

Na semana passada, a presidente da UE, Ursula von der Leyen, anunciou planos para proibir exportações adicionais de tecnologias críticas para drones e mísseis.

Um funcionário da UE confirmou na sexta-feira (23) que a proposta de designar a Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) como organização terrorista estava em pauta para a reunião desta semana, mas disse que precisa de unanimidade para ser aprovada e que “ainda não chegamos lá".

(Sob supervisão de Aline Campolina)

Gustavo Monteiro é estagiário do Portal Itatiaia e estudante de jornalismo na UFMG. Natural de Santos-SP, possui passagens pela Revista B&R e Secretaria do Estado de Minas de Comunicação Social.

Ouvindo...