Ouvindo...

Hamas entrega mais da metade dos reféns mortos em Gaza; veja quem são

Desde o dia 13 deste mês, o Hamas tem entregado os corpos à Cruz Vermelha, que os repassa a Israel

Reféns entregues pelo Hamas

O grupo palestino Hamas entregou a Israel os corpos de 15 reféns mortos em Gaza, o que representa mais da metade dos 28 que estavam sob controle do grupo. A devolução de reféns faz parte do acordo de paz para Gaza.

Desde o dia 13 deste mês, o Hamas tem entregado os corpos à Cruz Vermelha, que os repassa a Israel. Desde sexta-feira (17), seis restos mortais foram devolvidos, sendo eles:

  • Eliyahu Margalit, de 75 anos: estava alimentando seus cavalos em sete de outubro de 2023, quando foi assassinado e sequestrado para Gaza junto com a filha, Nili, libertada pouco tempo depois. (Corpo devolvido no sábado, 18 de outubro)
  • Ronen Tommy Engel, de 54 anos: era médico voluntário. Ele trabalhou no dia sete de outubro de 2023 na ajuda para salvar vidas dos feridos, mas foi assassinado e sequestrado com a esposa e as filhas para Gaza. A mulher e as duas filhas foram libertas em novembro daquele ano. (Corpo devolvido no domingo, 19 de outubro)
  • Suntaya Akrasi, de 30 anos: cidadão da Tailândia, morreu durante os ataques de sete de outubro enquanto trabalhava em uma plantação no Kibbutz Be’eri. (Corpo devolvido no domingo, 19 de outubro)
  • Tal Haimi, de 41 anos: o sargento era membro de terceira geração do Kibutz Nir Yitzhak e fazia parte da equipe de resposta rápida que foi defender a comunidade dos ataques de sete de outbro. Foi morto durante os confrontos e teve seu corpo levado para Gaza. (Corpo devolvido na terça-feira, 21 de outubro)
  • Tamir Iadar, 38 anos: foi morto nos ataques de sete de outubro enquanto lutava contra terroristas, tentando defender a família. Seu corpo foi sequestrado e levado para Gaza. (Corpo devolvido na quarta-feira, 22 de outubro)
  • Aryeh Zalmanovich, de 85 anos: foi levado vivo de sua casa no Kibutz Nir Oz no dia sete de outubro de 2023 e assassinado em cativeiro. (Corpo devolvido na quarta-feira, 22 de outubro)
Leia também

Na semana passada, o Hamas havia dito que não conseguiria entregar todos os corpos, uma vez que eram difíceis de encontrar. O grupo chegou a pedir mais tempo para encontrar os restos mortais das vítimas. Porém, dias depois, disse que devolveria todos os corpos a Israel.

Foram entregues até o momento os corpos de:

Acordo e liberação de reféns

O Hamas tinha 48 reféns israelenses, sendo 20 vivos e 28 mortos. No total, o grupo entregou 15 corpos de 28 reféns mortos. Todos os 20 reféns vivos que estavam em Gaza foram libertos do cativeiro do Hamas no dia 13 de outubro, após um acordo de paz proposto por Trump, e devolvidos a Israel após dois anos de guerra. Em troca, Israel libertou mais de 2 mil prisioneiros palestinos.

Os reféns haviam sido sequestrados pelo Hamas durante os ataques de 7 de outubro de 2023.

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.