O grupo palestino Hamas entregou a Israel os corpos de 15 reféns mortos em Gaza, o que representa mais da metade dos 28 que estavam sob controle do grupo. A devolução de reféns faz parte do acordo de paz para Gaza.
Desde o dia 13 deste mês, o Hamas tem entregado os corpos à Cruz Vermelha, que os repassa a Israel. Desde sexta-feira (17), seis restos mortais foram devolvidos, sendo eles:
- Eliyahu Margalit, de 75 anos: estava alimentando seus cavalos em sete de outubro de 2023, quando foi assassinado e sequestrado para Gaza junto com a filha, Nili, libertada pouco tempo depois. (Corpo devolvido no sábado, 18 de outubro)
- Ronen Tommy Engel, de 54 anos: era médico voluntário. Ele trabalhou no dia sete de outubro de 2023 na ajuda para salvar vidas dos feridos, mas foi assassinado e sequestrado com a esposa e as filhas para Gaza. A mulher e as duas filhas foram libertas em novembro daquele ano. (Corpo devolvido no domingo, 19 de outubro)
- Suntaya Akrasi, de 30 anos: cidadão da Tailândia, morreu durante os ataques de sete de outubro enquanto trabalhava em uma plantação no Kibbutz Be’eri. (Corpo devolvido no domingo, 19 de outubro)
- Tal Haimi, de 41 anos: o sargento era membro de terceira geração do Kibutz Nir Yitzhak e fazia parte da equipe de resposta rápida que foi defender a comunidade dos ataques de sete de outbro. Foi morto durante os confrontos e teve seu corpo levado para Gaza. (Corpo devolvido na terça-feira, 21 de outubro)
- Tamir Iadar, 38 anos: foi morto nos ataques de sete de outubro enquanto lutava contra terroristas, tentando defender a família. Seu corpo foi sequestrado e levado para Gaza. (Corpo devolvido na quarta-feira, 22 de outubro)
- Aryeh Zalmanovich, de 85 anos: foi levado vivo de sua casa no Kibutz Nir Oz no dia sete de outubro de 2023 e assassinado em cativeiro. (Corpo devolvido na quarta-feira, 22 de outubro)
Na semana passada, o
Foram entregues até o momento os corpos de:
Inbar Hayman, de 27 anos, e Muhammad Al-Atrash, de 39 , no dia 16 de outubro;Uriel Baruch, de 35, Tamir Nimrodi, de 18, e Eitan Levi, de 53 , no dia 15 de outubro;Daniel Peretz, de 22 anos, e Yossi Sharabi, de 53 , no dia 14 de outubro;Guy Iluz, de 26 anos, e Bipin Joshi, de 24, no dia 13 de outubro, primeiro dia da entrega de reféns.
Acordo e liberação de reféns
O
Os reféns haviam sido sequestrados pelo Hamas durante os ataques de