Israel identifica novo refém entregue pelo Hamas; restam dois para concluir acordo

O refém foi identificado como Dror Or, de 48 anos; no total, o Hamas devolveu 26 corpos dos 28 previstos no acordo

Dror Or, de 48 anos, e Meny Godard, de 73, entregues nos dias 26 e 13 de novembro.

As Forças de Defesa de Israel (IDF) identificaram, nesta quarta-feira (26), mais um refém que estava em Gaza e que foi entregue pelo Hamas.

O refém foi identificado como Dror Or, de 48 anos. Ele foi morto pela Jiham Islâmica no kibutz Be’eri em 7 de outubro de 2023, e sua morte foi confirmada oficialmente em 2 de maio de 2024.

Ele deixou três filhos. A esposa dele, Yonat Or, também foi morta no mesmo ataque. Dois dos três filhos do casal foram sequestrados e devolvidos em 2023, como parte do acordo de libertação de reféns em novembro de 2023.

Outro refém entregue

No último dia 13, outro refém havia sido entregue: Meny (Menachem) Godard, de 73 anos. Ele também foi assassinado pela Jihad Islâmica em 7 de outubro de 2023 no kibutz Be’eri. A morte dele foi confirmada oficialmente em 8 de dezembro de 2023.

A esposa de Meny, Ayelet Godard, também foi morta durante o ataque de 7 de outubro de 2023. O casal deixou quatro filhos e sete netos.

Agora, o Hamas precisa devolver dois corpos para cumprir o acordo de cessar-fogo em Gaza.

Reféns entregues

Além de Dror Or e Meny (Menachem) Godard, o Hamas devolveu 24 dos 28 reféns, totalizando 26 corpos. Os restos mortais são repassados à Cruz Vermelha, que os entrega a Israel. Veja quem são eles:

O Hamas havia dito que não conseguiria entregar todos os corpos, uma vez que eram difíceis de encontrar. O grupo chegou a pedir mais tempo para encontrar os restos mortais das vítimas. Porém, dias depois, disse que devolveria todos os corpos a Israel.

Leia também

Acordo e liberação de reféns

O Hamas tinha 48 reféns israelenses, sendo 20 vivos e 28 mortos. No total, o grupo entregou 26 corpos de 28 reféns mortos. Todos os 20 reféns vivos que estavam em Gaza foram libertos do cativeiro do Hamas no dia 13 de outubro, após um acordo de paz proposto por Trump, e devolvidos a Israel após dois anos de guerra. Em troca, Israel libertou mais de 2 mil prisioneiros palestinos.

Os reféns haviam sido sequestrados pelo Hamas durante os ataques de 7 de outubro de 2023.

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...