Ouvindo...

Israel identifica dois reféns entregues pelo Hamas; veja quem são

Hamas entregou 17 dos 28 reféns mortos como parte do acordo de cessar-fogo em Gaza

Sahar Baruch e Amiram Cooper foram devolvidos a Israel

Os dois reféns entregues pelo Hamas a Israel tiveram suas identidades reveladas nessa quinta-feira (30). Eles são Amiram Cooper e Sahar Baruch.

Amiram Cooper, de 84 anos, foi sequestrado vivo de sua casa no Kibutz Nir Oz, do qual era ujm dos fundadores, e estima-se que ele foi assinado em fevereiro de 2024. Ele deixou a esposa, que também foi sequestrada e voltou para casa em 17 dias, quatro filhos e 11 netos.

Já Sahar Baruch, de 25 anos, também foi sequestrado de casa no Kibutz Be’eri, mas estima-se que ele foi assassinado em novembro de 2023. O irmão dele, Idan, foi morto no dia do sequestro, e Sahar morreu durante uma tentativa de resgate pelas Forças de Defesa de Israel. Ele deixou os pais e dois irmãos.

“As Forças de Defesa de Israel expressam suas mais profundas condolências às famílias, continuam a envidar todos os esforços para repatriar todos os reféns falecidos e estão preparadas para a continuidade da implementação do acordo”, anunciou Israel.

Em troca, Israel devolveu os corpos de 30 palestinos ao hospital Nasser nesta sexta-feira (31).

Leia também

Reféns entregues

Além dos últimos dois, o Hamas devolveu 15 dos 28 reféns. Os restos mortais são repassados à Cruz Vermelha, que os entrega a Israel. Veja quem são eles:

Na semana passada, o Hamas havia dito que não conseguiria entregar todos os corpos, uma vez que eram difíceis de encontrar. O grupo chegou a pedir mais tempo para encontrar os restos mortais das vítimas. Porém, dias depois, disse que devolveria todos os corpos a Israel.

Acordo e liberação de reféns

O Hamas tinha 48 reféns israelenses, sendo 20 vivos e 28 mortos. No total, o grupo entregou 15 corpos de 28 reféns mortos. Todos os 20 reféns vivos que estavam em Gaza foram libertos do cativeiro do Hamas no dia 13 de outubro, após um acordo de paz proposto por Trump, e devolvidos a Israel após dois anos de guerra. Em troca, Israel libertou mais de 2 mil prisioneiros palestinos.

Os reféns haviam sido sequestrados pelo Hamas durante os ataques de 7 de outubro de 2023.

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.