O 22º refém entregue pelo Hamas foi identificado nesta quinta-feira (6), informaram as Forças de Defesa de Israel (IDF, sigla em inglês). O corpo foi devolvido na quarta-feira (5).
O refém era Joshua Loitu Mollel, de 21 anos, estudante de agronomia que havia se mudado para Israel para um treinamento agrícola no Campus Agrícola de Ibim, como parte de seus estudos.
Joshua foi assassinado pelo Hamas em sete de outubro de 2023, no kibutz Nahal Oz, e o corpo foi levado para Gaza. A morte foi confirmada em 13 de dezembro daquele ano. Ele deixou os pais, três irmãs e um irmão.
“As Forças de Defesa de Israel expressam suas mais profundas condolências à família, continuam a envidar todos os esforços para repatriar todos os reféns falecidos e estão preparadas para a continuidade da implementação do acordo”, publicou Israel.
Agora, faltam seis corpos de reféns para o Hamas cumprir a primeira parte do acordo de cessar-fogo em Gaza.
Reféns entregues
Além de Joshua Loitu Mollel, o Hamas devolveu 21 dos 28 reféns, totalizando 22 corpos. Os restos mortais são repassados à Cruz Vermelha, que os entrega a Israel. Veja quem são eles:
Guy Iluz, de 26 anos, e Bipin Joshi, de 24, entregue no dia 13 de outubro, primeiro dia do acordo;Daniel Peretz, de 22 anos, e Yossi Sharabi, de 53 , devolvidos no dia 14 de outubro;Uriel Baruch, de 35, Tamir Nimrodi, de 18, e Eitan Levi, de 53 , devolvidos no dia 15 de outubro;Inbar Hayman, de 27 anos, e Muhammad Al-Atrash, de 39 , devolvidos no dia 16 de outubro;Eliyahu Margalit, de 75 anos , devolvido no sábado, 18 de outubro;- Ronen Tommy Engel, de 54 anos, e Suntata Akrasi, de 30, devolvidos no domingo, dia 19 de outubro;
- Tal Haimi, de 41 anos, devolvido na terça-feira, 21 de outubro;
- Tamir Iadar, 38 anos, e Aryeh Zalmanovich, de 85 anos, devolvidos na quarta-feira, 22 de outubro.
Amiram Cooper, de 84 anos, e Sahar Baruch , de 25, devolvidos na quinta-feira, 30 de outubro.Assaf Hamami, de 40 anos, Omer Maxim Neutra, de 21, e Oz Daniel, de 19 , devolvidos na segunda-feira, 3 de novembro.Itay Chen, de 19 anos, devolvido na terça-feira, 4 de novembro.
Na semana passada, o
Acordo e liberação de reféns
O
Os reféns haviam sido sequestrados pelo Hamas durante os ataques de