Ouvindo...

Israel identifica mais um refém em Gaza; Hamas deve devolver mais sete

Até o momento, o Hamas devolveu os corpos de 21 dos 28 reféns mortos em Gaza

Sargento Itay Chen foi morto no dia sete de outubro de 2023

As Forças de Defesa de Israel identificaram, nessa terça-feira (4), mais um refém morto pelo Hamas no dia sete de outubro de 2023, quando se iniciou o conflito em Gaza.

O sargento Itay Chen, de 19 anos, servia como soldado de combate no 77º Batalhão da 7ª Brigada. Faleceu em combate na manhã de sete de outubro dentro de um tanque de batalha no kibutz Nir Oz.

A morte do sargento foi confirmada oficialmente no dia 10 de março de 2024. Ele deixou os pais e dois irmãos.

O caixão com os restos mortais do refém foi escoltado por tropas das Forças de Defesa de Israel e cruzou a fronteira por volta das 16h do horário de Brasília nessa terça-fera (4).

Esse foi o 21º corpo de refém entregue pelo Hamas a Israel. Agora, faltam sete corpos para o grupo cumprir totalmente o acordo.

Leia também

Reféns entregues

Além de Itay Chen, o Hamas devolveu 20 dos 28 reféns, totalizando 21 corpos. Os restos mortais são repassados à Cruz Vermelha, que os entrega a Israel. Veja quem são eles:

Na semana passada, o Hamas havia dito que não conseguiria entregar todos os corpos, uma vez que eram difíceis de encontrar. O grupo chegou a pedir mais tempo para encontrar os restos mortais das vítimas. Porém, dias depois, disse que devolveria todos os corpos a Israel.

Acordo e liberação de reféns

O Hamas tinha 48 reféns israelenses, sendo 20 vivos e 28 mortos. No total, o grupo entregou 21 corpos de 28 reféns mortos. Todos os 20 reféns vivos que estavam em Gaza foram libertos do cativeiro do Hamas no dia 13 de outubro, após um acordo de paz proposto por Trump, e devolvidos a Israel após dois anos de guerra. Em troca, Israel libertou mais de 2 mil prisioneiros palestinos.

Os reféns haviam sido sequestrados pelo Hamas durante os ataques de 7 de outubro de 2023.

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.