Ouvindo...

Hamas não viola acordo ao não entregar corpos de reféns, dizem conselheiros dos EUA

Os EUA trabalham com mediadores para fornecer apoio de inteligência e logística para localizar os corpos restantes

Faixa de Gaza

Dois conselheiros sêniores dos Estados Unidos declararam, nessa quarta-feira (15), que o país não acredita que o Hamas esteja violando o acordo de cessar-fogo ao não entregar restos mortais de reféns.

Segundo a CNN, os EUA trabalham com mediadores para fornecer apoio de inteligência e logística para localizar os corpos restantes, que podem estar enterrados sob os escombros de Gaza.

Os conselheiros afirmaram que estão confiantes que o Hamas cumprirá os compromissos. O grupo afirmou, nessa quarta, que está “se esforçando ao máximo para encerrar este caso”.

Países da região, como a Turquia, por exemplo, também estão oferecendo ajuda para localizar os restos mortais. Os EUA consideram oferecer recompensas em dinheiro por informações sobre os corpos.

Apesar da declaração dos norte-americanos, fontes ligadas ao governo israelense acreditam que o Hamas está mentindo e sabe a localização de ao menos seis corpos.

Leia também

Reféns entregues

No total, o Hamas entregou nove corpos de 28 reféns mortos. O grupo afirmou que “cumpriu o acordo” e entregou todos os prisioneiros vivos e “quaisquer corpos que conseguiu alcançar”.

Nessa quarta, o " rel="noopener">Hamas entregou os "últimos” dois corpos. Os reféns foram identificados como Inbar Hayman, uma mulher de 27 anos, e Muhammad Al-Atrash, de 39 anos.

Na noite de terça (14), o grupo entregou quatro caixões com reféns mortos, que foram encaminhados para o Instituto Nacional de Medicina Legal para procedimentos de identificação, que verificaram que um dos corpos não era de um refém. Os outros três corpos eram de reféns, que foram identificados como Uriel Baruch, de 35 anos, Sargento Tamir Nimrodi, de 18 anos, e Eitan Levi, de 53 anos.

Já os corpos entregues na segunda-feira (13) foram identificados como os de Daniel Peretz, de 22 anos, Yossi Sharabi, de 53, Guy Iluz, de 26, e Bipin Joshi, de 24

Acordo e liberação de reféns

Todos os 20 reféns vivos que estavam em Gaza foram libertos do cativeiro do Hamas nesta segunda-feira (13), após um acordo de paz proposto por Trump, e devolvidos a Israel após dois anos de guerra. Em troca, Israel libertou mais de 2 mil prisioneiros palestinos.

O Hamas tinha 48 reféns israelenses, sendo 20 vivos e 28 mortos. Até o momento, nove dos 28 corpos foram entregues.

Os corpos de 24 reféns falecidos permanecem em Gaza, mas devem ser devolvidos pelo Hamas, de acordo com os termos do acordo de cessar-fogo mediado pelos EUA. Os reféns haviam sido sequestrados pelo Hamas durante os ataques de 7 de outubro de 2023.

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.