A
A entrada de ajuda humanitária está incluída na primeira parte do acordo de cessar-fogo em Gaza junto com a troca de reféns.
Dos 28 corpos de reféns mortos na Faixa de Gaza, apenas oito foram entregues até o momento, sendo que um deles não foi identificado como um refém. Outros dois corpos devem ser entregues ainda nesta quinta-feira (15), conforme informou o Hamas em comunicado. O grupo informou ainda que entregou todos os prisioneiros vivos e “corpos que conseguiu alcançar”.
No início do dia, a emissora pública israelense KAN detalhou que a reabertura era iminente, mas fontes humanitárias disseram à AFP que ainda não havia acontecido e uma porta-voz do governo ignorou perguntas sobre o assunto.
A falta de ajuda humanitária na região, apesar do acordo de cessar-fogo, é motivo de frustração para o chefe de operações humanitárias da Organização das Nações Unidas (ONU), Tom Fletcher.
“Como o Hamas concordou, eles devem fazer todo o possível para devolver urgentemente os corpos de todos os reféns mortos. Também estou profundamente preocupado com as evidências de violência contra civis em Gaza”, disse Fletcher.
“Como Israel concordou, eles devem permitir a chegada de ajuda humanitária em massa — milhares de caminhões por semana — da qual tantas vidas dependem e que o mundo tem exigido. Precisamos que mais passagens de fronteira sejam abertas”, acrescentou Fletcher.
Vale ressaltar que na última quinta-feira (9), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o processo de recuperação de alguns dos corpos de reféns seria “complicado”.
“Recuperá-los é um processo complicado. Prefiro não dizer o que eles precisam fazer para recuperá-los. Há lugares onde você não quer estar, mas vamos recuperar os reféns na terça, segunda ou terça-feira, e esse será um dia de alegria”, afirmou.
Sete reféns entregues
Na noite dessa terça (14), o Hamas entregou mais
Os outros três corpos eram de
Os outros quatro reféns entregues na segunda-feira (13) também foram identificados como
Acordo e liberação de reféns
Todos os
O
Os corpos de 24 reféns falecidos permanecem em Gaza, mas devem ser devolvidos pelo Hamas, de acordo com os termos do acordo de cessar-fogo mediado pelos EUA. Os reféns haviam sido sequestrados pelo Hamas durante os ataques de
(Sob supervisão Lucas Borges)