O Vaticano instalou, nesta sexta-feira (2), a chaminé que anunciará que os cardeais, confinados na Capela Sistina a partir da próxima semana, escolheram o sucessor do
Ao todo 133 cardeais votarão na próxima quarta-feira (7), para escolher o novo líder espiritual dos 1,4 bilhão de católicos. A chaminé foi instalada por uma brigada de bombeiros da Santa Sé, que subiu até a empena do telhado da majestosa capela. O trabalho passou despercebido pela maioria dos turistas presentes em São Pedro.
A instalação coincidiu com a retomada das congregações gerais nesta sexta, onde cerca de 200 cardeais se reuniram para discutir as prioridades para o futuro desta instituição de 2.000 anos.
Os chamados “príncipes da Igreja” realizarão quatro votações diárias: duas pela manhã e duas à tarde, exceto no primeiro dia. Da chaminé sairá a fumaça das cédulas de votação que serão queimadas: fumaça preta se não conseguirem atingir a necessária maioria de dois terços e branca se “Habemus papam”.
Vale lembrar que o Vaticano informou, na última terça-feira (29),
A Capela Sistina tem dois fornos ligados à mesma chaminé, de onde vem a única indicação do que acontece lá dentro.
No mais antigo, são queimadas as cédulas de votação e as notas dos cardeais. O segundo, mais moderno, é usado para anunciar o resultado da votação. Deste último, com a ajuda de produtos químicos, sai a fumaça preta (se os cardeais não chegarem a um acordo) ou fumaça branca, quando um novo papa é eleito.
Quem são os favoritos para serem o novo Papa?
Veja, a seguir, os nomes mais cotados segundo a AFP. Ao clicar no nome de cada “papável” você pode conhecer a biografia dele em detalhes.
Pietro Parolin Pierbattista Pizaballa Jean-Marc Aveline Anders Arborelius Mario Grech Péter Erdô - Jean Claude Hollerich
Antonio Tagle Charles Maung Bo Peter Turkson Fridolin Ambongo Robert Francis Prevost Timothy Dolan Matteo Maria Zuppi