Ouvindo...

Papa Francisco morre no ano do Jubileu: saiba a importância para os católicos

A celebração, que acontece a cada 25 anos, tem neste ano o tema de “peregrinos da esperança”, definido pelo próprio papa ainda em 2022

Fiéis de diversas partes do mundo se despediram do papa Francisco.

A morte do papa Francisco nesta segunda-feira (21), um dia após o domingo de Páscoa, ocorreu no ano do Jubileu — celebração da Igreja Católica que acontece a cada 25 anos e mobiliza fiéis de todas as partes do mundo em busca do “perdão”.

Conhecido também como “Ano Santo”, o Jubileu de 2025 teve como tema escolhido pelo próprio Francisco a “peregrinos da esperança”.

As origens da celebração remontam ao Antigo Testamento, mas o primeiro Ano Santo oficial foi proclamado pelo papa Bonifácio VIII, em 1300.

Leia também

Como determina a tradição, durante o Jubileu os fiéis visitam as Basílicas Papais de Roma para alcançar a “indulgência plenária” — o perdão dos pecados e a reconciliação com a fé.

Para alcançar esse feito, é necessário se confessar, visitar um lugar sagrado ou realizar ações de caridade.

Foram meses de preparação para a celebração. Foi inaugurada a Praça Pia, que conecta Roma ao Vaticano, com capacidade para receber 150 mil pessoas. A famosa Fontana di Trevi, onde turistas jogam moedas, também foi restaurada.

Neste ano, está previsto um encontro internacional e ecumênico pela paz, com a participação de representantes de diferentes religiões.

Uma das novidades do Jubileu de 2025 será a realização de um evento voltado à comunidade LGBTQIA+, previsto para o mês de setembro.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.