Ouvindo...

Papa Francisco morre no ano do Jubileu: saiba a importância para os católicos

A celebração, que acontece a cada 25 anos, tem neste ano o tema de “peregrinos da esperança”, definido pelo próprio papa ainda em 2022

Fiéis de diversas partes do mundo se despediram do papa Francisco.

A morte do papa Francisco nesta segunda-feira (21), um dia após o domingo de Páscoa, ocorreu no ano do Jubileu — celebração da Igreja Católica que acontece a cada 25 anos e mobiliza fiéis de todas as partes do mundo em busca do “perdão”.

Conhecido também como “Ano Santo”, o Jubileu de 2025 teve como tema escolhido pelo próprio Francisco a “peregrinos da esperança”.

As origens da celebração remontam ao Antigo Testamento, mas o primeiro Ano Santo oficial foi proclamado pelo papa Bonifácio VIII, em 1300.

Leia também

Como determina a tradição, durante o Jubileu os fiéis visitam as Basílicas Papais de Roma para alcançar a “indulgência plenária” — o perdão dos pecados e a reconciliação com a fé.

Para alcançar esse feito, é necessário se confessar, visitar um lugar sagrado ou realizar ações de caridade.

Foram meses de preparação para a celebração. Foi inaugurada a Praça Pia, que conecta Roma ao Vaticano, com capacidade para receber 150 mil pessoas. A famosa Fontana di Trevi, onde turistas jogam moedas, também foi restaurada.

Neste ano, está previsto um encontro internacional e ecumênico pela paz, com a participação de representantes de diferentes religiões.

Uma das novidades do Jubileu de 2025 será a realização de um evento voltado à comunidade LGBTQIA+, previsto para o mês de setembro.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.