Ouvindo...

Após câncer, Fabiana Justus conta novidade sobre pós-transplante: ‘sem palavras’

Empresária está no dia 91 pós-transplante de medula óssea, após ser diagnostica com leucemia mieloide aguda em janeiro

Após câncer, Fabiana Justus conta novidade sobre pós-transplante: ‘sem palavras’

Fabiana Justus, de 37 anos, está chegando ao fim dos 100 dias pós-transplante de medula óssea - ela foi diagnosticada com leucemia mieloide aguda em janeiro e passou pelo procedimento em março. Agora, ela comemora bons resultados dos exames e aproveitou para compartilhar que nesta quarta-feira (26), ela irá tomar sua primeira vacina.

A filha de Roberto Justus recebeu um transplante alogênico de células-tronco em 27 de março. Na noite dessa terça-feira (25) a empresária publicou nos stories do Instagram que nesta quarta algo importante e que ela esperou por tanto tempo ia acontecer: “Vou dormir pq amanhã vou fazer uma coisa que eu estava esperando ANSIOSAMENTE desde quando fiz o transplante...”

Já na manhã desta quarta-feira (26), Fabiana confirmou o que muitos seguidores já suspeitavam, ela vai tomar sua primeira vacina.

“Oh, pra quem deu palpite ontem das vacinas acertou, porque eu vou começar a tomar vacina hoje. É isso que eu estava esperando desde o começo do transplante. Quem disse que seria a vacina, acertou, gente, eu vou tomar vacina”, relatou ela sorridente.

Eduardo Paton, médico hematologista e coordenador da equipe de transplante e terapia celular do Câncer Center Oncoclínicas, explica que o sistema imunológico do paciente fica comprometido após o transplante e por isso ela precisa se vacinar novamente.

“No preparo para transplante de medula óssea você usa medicações que destroem o sistema imunológico do paciente para que o organismo dele possa aceitar a nova medula óssea. Isso destrói todas as defesas dele, inclusive as imunidades que ele adquiriu com as vacinas tomadas antes do transplante”, afirma.

Fabiana falou, ainda, que este será um dos momentos mais especiais, até agora, já que está no dia 91 pós-transplante.

Após câncer, Fabiana Justus conta novidade sobre pós-transplante: ‘sem palavras’.

“Estou muito feliz, eu me arrumei, passei uma make, eu pus uma roupa, um lookinho, eu estou realmente muito empolgada, porque desde o começo assim, desde quando eu fiz o transplante eu sabia que eu ia ter que revacinar. E assim, começar a tomar as vacinas, tudo bem que hoje é a primeira né? Mas começar a tomar as vacinas pra mim simboliza tanto. Eu estou sem palavras”, continuou ela.

A empresária explicou também, do porquê ela precisa tomar todas as vacinas novamente e do novo calendário vacinal.

“Porque eu tenho que me revacinar? Eu fiz essa pergunta para os meus médicos também. Porque se eu pego a medula do doador, porque que não vem os anticorpos juntos? Elas falaram que assim, até vem um pouco, mas como eu tomo bastante imunossupressor nesse pós-transplante justamente para medula nova não brigar com o corpo, enfim, a minha imunidade acaba ficando muito baixa e aí você não pega o suficiente para te proteger”, explicou ela.

“Então eu preciso realmente revacinar. E aí gente, tem todo um calendário de vacinação de basicamente todas as vacinas que eu já tomei na vida eu vou ter que retomar. Aí tem as ordens certas. Eu começo agora com 90 dias, hoje eu já estou no dia 91 pós-transplante e eu começo com essa de hoje, ai, vou tomar mais uma e depois da grande maioria eu tomo com seis meses e depois até dois anos eu termino de tomar as de vírus vivo, etc. Então é isso, tem todo um calendário aí, mas só de começar eu estou muito feliz”, finalizou ela celebrando a novidade.

Segundo o especialista, até mesmo as vacinas tomadas na infância devem ser reaplicadas. “Depois do transplante, a partir do 4° mês ao segundo ano do procedimento, o paciente tem que retomar toda a carga de vacinação. Desde as vacinas da infância até as vacinas atuais, como a da Covid-19, da influenza (gripe), difteria, tétano, pneumocócica... todas as vacinas o paciente vai ter que tomar”, esclarece.

Diagnóstico

No dia 25 de janeiro deste ano, Fabiana revelou ter sido diagnosticada com leucemia mieloide aguda e falou sobre a descoberta em vídeo postado nas redes sociais. Segundo a influenciadora, ela foi hospitalizada com ‘uma dor esquisita nas costas e febre’. A partir dali, ela foi internada, passou por exames, colocou o cateter e já começou a quimioterapia.

No dia 27 de março, Fabiana contou que conseguiu um doador 100% compatível com ela e que faria o tão esperado transplante de medula óssea. Após 13 dias, ela relatou que conseguiu a ‘pega’ e avançou no tratamento, mas relatou que precisa tomar mais de 40 comprimidos diários para dar continuidade ao tratamento, além de outras medicações de “manutenção”.

Pós-ransplante

A influenciadora Fabiana Justus, de 37 anos, recebeu alta hospitalar em 16 de abril, após o transplante de medula óssea ter sido realizado com sucesso. Retornando para casa, Justus compartilhou nas redes sociais o momento de reencontro com os filhos.

Após pouco mais de 15 dias do transplante, a influenciadora relatou estar lidando com mucosite, uma condição considerada comum após tratamentos que exigem quimioterapia, como o transplante. Além das inflamações na mucosa, outros efeitos colaterais podem ser causados por quimioterápicos.

Fabiana também compartilhou nas redes o vídeo que registrou da festa que a equipe de médicos fez após a ‘pega’ da medula. Com leucemia mieloide aguda, a filha de Roberto Justus conseguiu o passo importante para o tratamento, há exatos 13 dias do transplante realizado no dia 27 de março.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.