Ouvindo...

Fabiana Justus revela como foi receber transplante de medula óssea

Empresária e influenciadora trata uma leucemia mieloide aguda, tipo de câncer nas células sanguíneas

Fabiana Justus raspou a cabeça durante tratamento de câncer

Um dia após ter recebido um transplante de medula óssea, nesta quinta-feira (28), Fabiana Justus foi às redes sociais compartilhar um vídeo no qual detalha o processo. A influenciadora e empresária, filha de Roberto Justus, segue internada dando continuidade ao tratamento.

Fabiana foi diagnosticada com leucemia mieloide aguda e precisou voltar ao hospital após dias em casa, com os filhos. “Vim para casa achando que ia ficar uma semana, achando que ia ficar três. Falaram que eu tinha que ter até uma reserva de peso, então engordei feliz”, disse antes de retornar ao hospital.

“O transplante é minha cura, eles deixaram isso muito claro”, destacou a influenciadora. Mostrando tudo que aconteceu desde a nova hospitalização, Fabiana explicou um pouco do processo: antes do transplante, ela recebeu quimioterápicos em doses altas, para destruir a própria medula e, então, poder receber as células-tronco do doador.

Leia também

“A doença que eu tive, tem que agir super rápido em todo o tratamento. Por isso que, desde então, eles buscavam um doador 100% compatível comigo”, explicou Fabiana. “Na minha família eu tenho pessoas que seriam 50% compatíveis, o que era o plano B, mas eles sempre gostam de procurar um 100%", acrescentou.

Conforme informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 85% dos pacientes conseguem encontrar um doador que seja 100% compatível. O número pode variar, em função da etnia do paciente.

"É muito diferente de transplantes de órgãos sólidos, que existe uma fila. Não tem fila, eles procuram tanto no banco nacional, como internacional, um doador perfeito para a sua medula, que seja compatível com você", seguiu a Fabiana Justus ao falar do processo de transplante.

“Minhas grandes bençãos foram: ter encontrado um doador 100% e que ele foi super solícito para doar”, anunciou. Fabiana ainda não sabe da identidade do doador, que sequer é brasileiro, assim como ele não a conhece. “Ele só tem uma informação: que eu sou adulta. É muito lindo esse processo, de emocionar mesmo”.

Descoberta da doença e início do tratamento

No dia 25 de janeiro deste ano, Fabiana revelou ter sido diagnosticada com leucemia mieloide aguda. “O nome assusta, tudo assusta, mas estou nas mãos de um super médico, sendo muito bem assistida e as coisas foram muito rápidas, até pela característica da doença e a forma que tem que ser o tratamento”, contou.

À época, a influenciadora explicou como descobriu a doença. “Vim para o pronto-socorro com uma dor esquisita nas costas e febre e desde então não saí mais daqui. Já internei, fiz o exame para ver o que era, coloquei o cateter e já comecei a quimioterapia”, detalhou.

Aos 37 anos, Fabiana passou por um transplante de medula óssea na última quarta-feira (27). A influenciadora, que é filha do apresentador Roberto Justus, possui leucemia mieloide aguda e conseguiu um doador 100% compatível, que ela ainda não conhece e chama de “gêmeo de medula”.

Participe dos canais da Itatiaia:

Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.