Ouvindo...

Fabiana Justus passa por transplante de medula: ‘parece que foi um sonho’

A influenciadora, que é filha do apresentador Roberto Justus, trata uma leucemia mieloide aguda e conseguiu um doador 100% compatível

Fabiana Justus se emociona após receber medula

Fabiana Justus, de 37 anos, usou suas redes sociais na manhã desta quinta-feira (28), para celebrar, novamente, a doação de medula óssea que recebeu.

“Parece que ontem foi um sonho. Quero agradecer as mensagens de vocês. Estou até agora meio em choque. Mal dormi, estava muito eufórica”, publicou no Instagram.

A influenciadora, que é filha do apresentador Roberto Justus, tem leucemia mieloide aguda e conseguiu um doador 100% compatível, que ela ainda não conhece e chama de “gêmeo de medula.”

Ela chegou a publicar uma carta aberta em agradecimento ao doador. “Querido doador, ainda não podemos nos conhecer e nem saber quem somos... mas eu já te considero tanto! Você doou sua medula sem saber para quem. Sem pedir nada em troca. Ahh se todos no mundo fossem assim”, disse.

Do doador ao paciente

A hematalogista Mariana Chalup, do Cancer Center Oncoclínicas, em Belo Horizonte, explicou como funciona o procedimento. “Diferente de outros órgãos sólidos, a gente está diante de um caso em que o órgão que a gente precisa substituir é um órgão líquido, ele é um sangue que está presente dentro dos ossos, então não é possível, como no caso de órgão sólidos, a gente fazer uma cirurgia para retirada desse tecido que é um tecido líquido”, disse à Itatiaia.

Segundo a médica, “a substituição desse tecido ocorre através da destruição da medula óssea doente do paciente com quimioterápicos e a substituição dessa medula através da transfusão das células-tronco desse doador. Então o paciente vai ser internado no hospital, ele vai receber uma quimioterapia em doses altas capazes de destruir por completo a sua medula óssea. Por isso, ele fica com a imunidade muito baixa, por isso ele tem os efeitos, que a gente já conhece da quimioterapia, náuseas, o cabelo pode cair...”.

A nova medula óssea é recebida pelo paciente como se fosse uma transfusão de sangue.

O diagnóstico

No dia 25 de janeiro deste ano, Fabiana revelou ter sido diagnosticada com leucemia mieloide aguda. “Fui diagnosticada com leucemia mieloide aguda. O nome assusta, tudo assusta, mas estou nas mãos de um super médico, sendo muito bem assistida e as coisas foram muito rápidas, até pela característica da doença e a forma que tem que ser o tratamento”, contou.

À época, a influenciadora explicou como descobriu a doença. “Vim para o pronto-socorro com uma dor esquisita nas costas e febre e desde então não saí mais daqui. Já internei, fiz o exame para ver o que era, coloquei o cateter e já comecei a quimioterapia”, detalhou.

Desde então, foram várias fases de tratamento e também muitos percalços. A apresentadora tem relatado o tratamento em suas redes sociais, como as crises de choro, o momento de raspar o cabelo e a primeira alta.

Ela também tem recebido carinho de amigos e familiares famosos.

Fabiana revela como contou às filhas

Fabiana falou sobre seu tratamento em entrevista ao Fantástico do último domingo (24). Entre os temas, ela falou sobre a forma como contou às filhas crianças sobre a doença. “Falei que estava precisando ficar mais forte e precisava da ajuda de um remedinho que só podia tomar no hospital. Falei para elas que, se caísse meu cabelo, significaria que o remédio está dando certo. Tentei pintar de uma forma positiva. Aí elas falaram: ‘Que bom que caiu, quer dizer que está dando certo’”, disse.

*com informações de Patrícia Marques

Participe dos canais da Itatiaia:

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.