Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Entenda o que é a leucemia, que foi diagnóstico de Fabiana Justus

Influenciadora comunicou através das redes sociais nesta terça-feira (26) que recebeu o diagnóstico de leucemia mielóide aguda

Captura de tela 2024-01-26 182351.png

Filha de Roberto Justus foi diagnosticada com leucemia

Reprodução/ Instagram

Influenciadora e filha de Roberto Justus, Fabiana Justus, de 37 anos, revelou, nesta sexta-feira (26), que recebeu o diagnóstico de leucemia mielóide aguda. Mas, afinal, você sabe o que é essa doença?

Segundo o Hospital Albert Einstein, a leucemia é um câncer que afeta as células sanguíneas na medula óssea e no sistema linfático. Existem alguns tipos de leucemias: crônicas ou agudas e de natureza linfoide ou mieloide.

A influenciadora enfrenta a leucemia mielóide aguda, o tipo mais comum da doença em adultos. Segundo o Ministério da Saúde, nesses casos, a medula óssea produz muitas células sanguíneas anormais que se acumulam pelo corpo.

Outros tipos

Os outros três tipos de leucemia são: linfóide aguda, linfóide crônica e mielóide crônica. A primeira afeta principalmente as crianças. A segunda, afeta adultos, com mais de 50 anos. Já a terceira se caracteriza por uima produção excessiva de glóbulos brancos e é comum em pessoas idosas.

Leia Também

Sintomas, diagnóstico e tratamento

O sintomas podem variar conforme a pessoa e o estágio da doença, mas em geral, são fadiga e fraqueza, histórico frequente de infecções, sangramentos ou hematomas e dor óssea ou articular.

O diagnóstico exige avaliação de um médico hematologista, exames de sangue e biópsia da medula óssea. Dado o diagnóstico, o tratamento é feito com quimeoterapia, radioterapia, terapia-alvo e transplante de medula óssea.

Como prevenir?

Embora não exista uma ação direta de prevenção à doença, segundo o Hospital Albert Einstein, alguns hábitos podem ajudar a reduzir o risco de leucemia e melhorar a saúde, tais como:

  • evitar a exposição a substâncias tóxicas, como benzeno;
  • manter boas práticas de saíude, como lavar as mãos regularmente e tomar vacinas conforme o recomendado (certas infecções podem desencadear alguns tipos de leucemia);
  • manter um estilo de vida saudável;
  • realizar exames de sangue regulares.

Continue informado: confira mais dicas e atualizações no mundo da saúde.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.
Leia mais