Ouvindo...

VÍDEO: Fabiana Justus mostra reação ao descobrir ‘pega’ da medula óssea

Influenciadora e o marido descobriram juntos, no aniversário de casamento do casal, os resultados dos novos exames

Fabiana Justus recebeu um transplante de medula óssea em 27 de março

Fabiana Justus anunciou na noite de terça-feira (9) que conseguiu a “pega” da medula óssea 13 dias após ser submetida a um transplante. A influenciadora recebeu, no início deste ano, um diagnóstico de leucemia mieloide aguda, e compartilhou nas redes sociais o momento em que descobriu a nova fase, junto ao marido, na mesma data em que celebram o aniversário de casamento.

Com a “pega” da medula, a influenciadora irá avançar para outra etapa do tratamento. Chamado por Fabiana de “renascimento”, a data da novidade já fazia parte da vida dela, marcando a celebração dos 13 anos de casamento neste dia. Os dois descobriram o resultado juntos, quando a filha de Roberto Justus leu os resultados dos exames em uma chamada de vídeo com o marido.

“Desde o dia do transplante eu falava que meu sonho era que pegasse a medula no dia do nosso aniversário de casamento... foi a minha ‘aposta’ no bolão”, escreveu Fabiana nas redes sociais. “Eu conversei com Deus no dia anterior, eu literalmente bati um papo com Ele. Falei que ele já havia feito muitos milagres até aqui, mas que eu amaria mais esse milagre como um sinal de que Ele está ao meu lado e do meu lado não sairá", completou.

Leia também

O que é a ‘pega’ da medula?

Mariana Chalup, hematalogista do Cancer Center Oncoclínicas, relatou que o cateter citado por Fabiana é o acesso através do qual ela recebe as células do doador. “Essas células sanguíneas do doador vão ficar circulando por um período no corpo desse paciente até que elas consigam encontrar o local restrito da medula óssea”, esclareceu.

Quando as células-tronco saudáveis chegam ao local de produção de células sanguíneas, elas amadurecem e produzem novas células - é quando ocorre a “pega” da medula. “Ela é um marcador do momento em que é percebido que o corpo do paciente está conseguindo produzir novamente as células do sangue”, seguiu a hematologista.

A constatação da “pega” é feita após exames de hemograma, feitos diariamente nos pacientes transplantados. O retorno do funcionamento normal da medula óssea do paciente transplantado acontece, geralmente, entre duas e quatro semanas depois da infusão.

Descoberta da doença e início do tratamento

No dia 25 de janeiro deste ano, Fabiana revelou ter sido diagnosticada com leucemia mieloide aguda. “O nome assusta, tudo assusta, mas estou nas mãos de um super médico, sendo muito bem assistida e as coisas foram muito rápidas, até pela característica da doença e a forma que tem que ser o tratamento”, contou.

À época, a influenciadora explicou como descobriu a doença. “Vim para o pronto-socorro com uma dor esquisita nas costas e febre e desde então não saí mais daqui. Já internei, fiz o exame para ver o que era, coloquei o cateter e já comecei a quimioterapia”, detalhou.

Aos 37 anos, Fabiana passou por um transplante de medula óssea em 27 de março. A influenciadora, que é filha do apresentador Roberto Justus, conseguiu um doador 100% compatível através do Redome, que ela ainda não conhece e chama de “gêmeo de medula”.

Em 9 de abril, ela anunciou que conseguiu a “pega” da medula óssea 13 dias após ser submetida a um transplante. Chamado por ela de “renascimento”, a data já fazia parte da vida dela, que celebra 13 anos de casamento neste dia.

Com informações de Patrícia Marques.


Participe dos canais da Itatiaia:

Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.