Ouvindo...

Nova eleição para o Conselho Tutelar em BH terá voto de papel e mais seções eleitorais

Pleito ocorre dois meses depois de a Prefeitura de Belo Horizonte decidir anular eleição marcada por irregularidades

Eleitores de Belo Horizonte vão eleger, neste domingo

Dois meses depois da anulação das eleições para conselheiros tutelares de Belo Horizonte, um segundo pleito ocorre neste domingo (3). Com novidades no processo, eleitores vão escolher cinco conselheiros para cada uma das nove regionais da cidade, além de um suplente. Ao todo, 54 nomes sairão das urnas para assumir um mandato no Conselho Tutelar do município.

Ao todo, são 63 postos de votação espalhados pelas regionais, mas o número de locais onde os eleitores podem depositar seus votos foi aumentado para 378.

Veja mais:

“Os postos são os mesmos que foram designados para o pleito do dia 1º de outubro, os mesmos 63 postos já conhecidos dos eleitores e dos candidatos. O que a prefeitura fez foi ampliar a quantidade de seções dentro desses postos. Então, teremos de três a 10 seções por posto de votação”, explica o secretário adjunto de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, da Prefeitura de Belo Horizonte, Afonso Neto.

Ao contrário da primeira eleição, que utilizou um sistema eletrônico da Prodabel e que foi marcado por “irregularidades”, desta vez a votação será em cédula de papel, com contagem manual.

Conselho Tutelar: informações para a votação

A eleição para conselheiros tutelares ocorre neste domingo (3) entre 8h e 17h. De acordo com as regras, somente eleitores residentes em Belo Horizonte poderão votar.

Para se inscrever, no ato da votação, é preciso apresentar:

  • Documento original com foto;

  • CPF;

  • Comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, guia do IPTU, comprovante de declaração do Imposto de Renda, dentre outros) com menos de seis meses da data de votação;

Ao contrário das eleições organizadas pela Justiça Eleitoral, em que os eleitores devem comparecer à sua sessão eleitoral, no pleito para os conselheiros tutelares os cidadãos podem se dirigir a qualquer uma das sessões existentes.

Você pode conferir a lista de candidatos ao Conselho Tutelar e os endereços de votação neste link.

Tem mais de 27 anos de experiência jornalística, como gestor de empresas de comunicação em Minas Gerais. Já foi editor-chefe e apresentador de alguns dos principais telejornais do Estado em emissoras como Record, Band e Alterosa, além de repórter de rede nacional. Foi editor-chefe do Jornal Metro e também trabalhou como assessor de imprensa no Senado Federal, Tribunal de Justiça de Minas Gerais e no Sesc-MG. Na Itatiaia, onde está desde abril de 2023, André é repórter multimídia e apresentador.