A Subsecretaria de Direitos de Cidadania da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) mudou de mãos nesta quinta-feira (19). Antigo chefe do setor, Thiago Alves da Costa deixou o posto e foi substituído por Gleucenir Vaz Teixeira, que já atuava no poder público municipal. A subsecretaria compõe a estrutura da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania.
Segundo interlocutores relataram à Itatiaia, a mudança aconteceu a reboque de questões ligadas aos problemas na eleição do Conselho Tutelar da cidade.
Thiago deu apoio à organização do pleito, ocorrido neste mês, mas remarcado para 3 de dezembro em virtude de problemas no sistema de votação,
Apesar das dificuldades no pleito, outras fontes ouvidas pela reportagem afirmam que a mudança, na verdade, aconteceu por divergências com a titular da pasta de Assistência Social, Rosilene Rocha.
O entendimento de parte dos interlocutores que conversaram com a reportagem é que o trabalho desenvolvido por Thiago não foi responsável pelas lacunas na eleição — uma vez que os principais problemas estavam atrelados à Prodabel.
Eleição em papel
A Comissão Eleitoral responsável por organizar a votação detectou “inconsistências” no software usado para coletar os votos Em resumo, os problemas técnicos provocaram o “sumiço” de 4 mil votos. Ao todo, 53 mil eleitores se cadastrados, mas apenas 49 mil votos foram contabilizados.
Para o pleito de 3 de dezembro, serão feitas cédulas de papel. Na primeira votação, o meio físico chegou a ser utilizado