O Índice Bovespa (Ibovespa), principal indicador do mercado de ações da bolsa brasileira (B3), bateu o
Na noite de domingo (9), senadores democratas e republicanos chegaram a um acordo para retomar o financiamento do governo e por fim ao chamado ‘shutdown’. A negociação prevê a votação de um projeto de lei orçamentário para manter o funcionamento do governo até o fim de janeiro de 2026.
Inter prevê corte da Selic em janeiro de 2026, mas alerta para risco fiscal Petrobras vai pagar R$ 12,16 bilhões em dividendos; saiba quem tem direito
O governo Trump está sem orçamento para diversos serviços
A paralisação causou transtorno até no tráfego aéreo do país, com milhares de voos sendo cancelados por dia. Sem financiamento, diversos servidores estavam sendo afastados de suas funções, enquanto outros estavam trabalhando sem receber. A expectativa é que a votação que coloca fim no ‘shutdown’ ocorra ainda nesta segunda-feira (10).
Dólar cai em desvalorização global
O fim da paralisação também teve um efeito positivo no mercado cambial. Frente ao real, o dólar caiu 0,51%, cotado a R$ 5,30. Globalmente, o indicador do dólar (DXY), que mede a força da moeda frente às demais, fechou estável a 99,578 pontos.
Segundo o analista de Inteligência de Mercado da StoneX, Leonel Mattos, a perspectiva de fim do shutdown favorece o apetite dos investidores por risco. “Mesmo sem uma garantia, o progresso nas negociações entre os dois partidos gerou um otimismo de que a paralisação possa se encerrar nos próximos dias”, disse.
“A reabertura do setor público americano permitiria a retomada da coleta e da publicação de estatísticas econômicas, suspensas desde o dia 1º de outubro.Isto, por sua vez, favoreceu o apetite por riscos entre investidores e beneficiou o desempenho de ativos arriscados, como ações e moedas de economias emergentes, dentre elas o real”, explicou.