O dólar registrou uma
Sem a divulgação de indicadores da economia brasileira, o mercado voltou seus radares para relatórios nos EUA. A divulgação do ADP, sobre a criação de vagas no setor privado, ficou abaixo do esperado em dezembro. Foram cerca de 41 mil postos de trabalho em dezembro, enquanto o mercado esperava 47 mil vagas.
EUA exigem parceria exclusiva da Venezuela para produção de petróleo Inflação em BH acelera em dezembro e fecha 2025 em 4,56%
A pesquisa JOLTS de novembro, que mede as vagas abertas, também registrou uma queda maior do que o esperado. O documento mostra que o número de postos abertos caiu em 303 mil no mês, para 7,2 milhões. “Embora tenham apresentado sinais mistos, [os indicadores] reforçaram a percepção de que a economia segue majoritariamente resiliente”, disse o analista de inteligência de mercado da StoneX, Leonel Mattos.
Em contrapartida, o especialista destaca que o índice de atividade do setor de serviços medido pelo ISM registrou uma alta expressiva em novembro, sugerindo uma economia americana robusta. “Esse quadro tende a reduzir as apostas em cortes mais agressivos de juros pelo Federal Reserve, fortalecendo a moeda americana”, destacou.
Outro ponto de valorização da moeda foi o anúncio do presidente Donald Trump de que os Estados Unidos vai receber
“Ao longo da sessão, essa expectativa se materializou, com o petróleo registrando desvalorização. Esse movimento, por sua vez, favoreceu o dólar frente a moedas de países exportadores de commodities, como o rand sul-africano, a coroa norueguesa e o real”, completou.
Com efeito, a bolsa brasileira registrou uma queda nesta quarta-feira. O Ibovespa, principal indicador do mercado de ações, caiu 1,03%, aos 161.975,23 pontos. A sessão foi marcada por um reajuste após duas sessões de alta, com investidores realizando lucros, e retomando a cautela com o cenário exterior.