Ouvindo...

Conteúdo Patrocinado

Escultura em Minas - figuras e formas contam sua história

Trabalhos de arte ajudam a preservar a memória de personagens e eventos que moldaram a identidade de Minas e do Brasil

oferecimento

Juquinha se chamava José Patrício. Um dia, ele foi dado como morto. Mas não estava e acabou se levantando do caixão em seu próprio velório

As esculturas em Minas Gerais são mais do que homenagens a figuras históricas importantes: são verdadeiros testemunhos da história e cultura do estado. Representando figuras importantes como profetas bíblicos e diferentes tipos de lideranças, essas obras ajudam a narrar a trajetória de Minas Gerais e do Brasil.

Ao visitar essas icônicas esculturas, é possível se conectar com o passado e compreender melhor os eventos e figuras que tiveram impacto cultural, social ou histórico.

Esculturas famosas por Minas Gerais

Os 12 Profetas, por Aleijadinho

Localizado em Congonhas, esse conjunto é considerado a obra-prima de Aleijadinho, o maior artistas do barroco mineiro. O trabalho homenageia doze profetas bíblicos: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Abdias, Amós, Jonas, Naum e Habacuque e está localizado no frontispício do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos.

O escultor, Aleijadinho, é considerado um dos maiores artistas do barroco brasileiro. Suas esculturas dos profetas são reconhecidas como patrimônio mundial pela UNESCO, exemplificando a riqueza e complexidade do barroco mineiro.

As figuras dos profetas têm uma altura média de 2 a 2,5 metros e são conhecidas pelos detalhes expressivos e dramáticos, que retratam a intensidade espiritual dos personagens bíblicos.

As esculturas dos profetas são feitas em pedra-sabão – material amplamente utilizado na época devido à sua facilidade de esculpir, durabilidade, e disponibilidade na região onde Aleijadinho residia.

Estátua de Tiradentes

O monumento localizado na Praça Tiradentes, em Ouro Preto, homenageia Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes.

Ele foi um dos líderes da Inconfidência Mineira, um movimento social revolucionário que lutou pela independência do Brasil do domínio português no século XVIII. Embora as ações tramadas pelos inconfidentes não tenham sido colocadas em prática, Tiradentes permaneceu como um símbolo da luta pela liberdade e independência no Brasil.

A estátua retrata Tiradentes em uma pose firme e resoluta, destacando-se na praça central de Ouro Preto. A escultura tem cerca de 2,5 metros de altura e está posicionada em um monumento com mais de 15 metros de altura.

Monumento a JK

O homenageado é Juscelino Kubitschek de Oliveira, ex-presidente do Brasil. O monumento é encontrado na praça que também homenageia o ex-presidente, na zona Sul da capital mineira.

Nascido na cidade de Diamantina, JK é conhecido por seu papel na modernização do Brasil e pela construção de Brasília, a nova capital do país. Seu governo (1956-1961) foi marcado pelo lema “50 anos em 5", simbolizando o rápido desenvolvimento e industrialização.

A imponente obra no Parque Ecológico JK tem 3 metros de altura e está disposta em um pedestal de mármore.

Estátua de Carlos Drummond de Andrade

Essa obra traz de volta para casa um dos grandes orgulhos da cidade de Itabira: o poeta Carlos Drummond de Andrade.

Drummond é uma figura central na literatura brasileira do século XX, e ficou conhecido por obras que abordam temas como a solidão, a passagem do tempo e a condição humana. O poeta nasceu em Itabira, e sua terra natal foi muitas vezes retratada na poesia drummondiana.

Não bastasse estar na cidade de Drummond, a maneira como o monumento foi criado também cria uma sensação grande de proximidade e conexão com o autor. A estátua de Drummond é de tamanho natural e retrata o autor em uma situação corriqueira – sentado, em um banco de praça, com um livro no colo.

Por esse motivo, o local é muito popular por turistas que buscam a oportunidade de registrar a visita a Itabira.

Leia também

Portal Grande Sertão

O monumento está localizado em Cordisburgo, cidade natal de Guimarães Rosa. O conjunto de arte é formado por oito esculturas que retratam o escritor Guimarães Rosa e a comitiva de vaqueiros que rodou parte do interior de Minas com o autor.

Essa famosa excursão, que durou 10 dias, fez parte do processo de inspiração do autor para escrever “Grande Sertão: Veredas” e “Corpo de Baile”, duas obras clássicas de Guimarães Rosa.

Uma das esculturas é do próprio autor, que está de pé e ao fundo dos vaqueiros. Outra, de um pequeno cachorro que acompanhou a comitiva.

Dos seis vaqueiros retratados nas esculturas, apenas um olha para trás, e na mesma direção de Guimarães; dizem que essa é uma referência a uma das fotos que registraram a excursão realizada pelo autor.

Estátua do Pelé

O eterno Rei do Futebol nasceu em Três Corações, uma pequena cidade do Sul de Minas. E é bem fácil saber quando você está chegando no local – mesmo antes de entrar oficialmente na cidade.

Conhecida como monumento “Soco no Ar”, a escultura é uma homenagem da cidade a um dos maiores ícones do futebol mundial de toda a história.

Como já é possível imaginar pelo nome do monumento, a estátua replica o tradicional movimento de comemoração de Pelé quando marcava gols nas partidas de futebol.

A estátua tem 12 metros de altura e está localizada no trevo da rodovia Fernão Dias que dá acesso à cidade.

Juquinha

Embora seja uma escultura menos “oficial” do que as outras listadas, a estátua de Juquinha é uma das marcas registradas da Serra do Cipó. Um processo de tombamento da estátua foi proposto pelo projeto de lei 987/2019, e aguarda votação em plenário na Assembleia Legislativa de MG.

A escultura de Juquinha homenageia um andarilho que viveu na Serra do Cipó por muitos anos. Era um personagem pacífico que oferecia flores e plantas como moeda de troca, ou como um mero gesto de gentileza.

A estátua tem cerca de 3m de altura e está localizada na entrada da cidade, dando boas-vindas aos visitantes.


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.