A taxa de desemprego no trimestre encerrado em agosto repetiu a mínima histórica e chegou em 5,6%,
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio Contínua (PNAD), a população sem emprego é de 6,084 milhões, a menor da série histórica calculada pelo IBGE. No trimestre encerrado em maio, o resultado foi um recuo de 9%, cerca de menos 605 mil pessoas, e que de 14,6% no ano, cerca de menos 1 milhão de pessoas desempregadas.
O nível de empregados no setor privado também bateu recordes, crescendo 1,5% em mais de 768 mil no ano, chegando em um total de 52,6 milhões de trabalhadores. No setor público, o número de servidores cresceu 2,7% no ano, mais de 340 mil pessoas, atingindo 12,9 milhões de trabalhadores.
Segundo o analista da pesquisa, William Kratochwill, a queda na desocupação está relacionada com o setor de educação pública, com destaque para as contratações da pré-escola ao longo do primeiro semestre. “São trabalhadores sem carteira, com contratos de trabalho temporários”, disse.
Diferente do
Ocupação em serviço doméstico recua
A única atividade a registrar recuo nas duas comparações foi a de serviços domésticos, com trabalhadores identificando melhores oportunidades de trabalho no mercado. Em relação ao trimestre encerrado em maio, a queda foi de 3%, cerca de 174 mil trabalhadores a menos. Na comparação com o mesmo período de 2024, a queda foi de 3,2%, ou menos 187 mil pessoas.
Kratochwill observa que, em momentos de crise, as pessoas tendem a migrar para os serviços domésticos, mas o movimento agora é o inverso. “O que podemos estar presenciando é o movimento contrário, onde os trabalhadores identificam melhores oportunidades de trabalho, com melhores condições e rendimentos, e deixam os serviços domésticos”, avaliou.
Entre os setores que tiveram alta na taxa de ocupação, o destaque fica com Administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde e serviços sociais. Em relação ao trimestre anterior, houve um avanço de 1,7%, mais de 323 mil trabalhadores. Na comparação com o ano passado, o avanço foi de 4,2%, mais de 760 mil pessoas.