Uma análise da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead) sobre possíveis impactos da gratuidade no transporte público aos domingos e feriados em Belo Horizonte alerta para rateio dos custos pela população. Porém, a prefeitura informa que a gratuidade, que beneficiará mais de 12,652 milhões de pessoas, será custeada por meio de remuneração complementar.
Produção industrial mineira cresce 2,1% em outubro e puxa desempenho do País
A indústria de Minas Gerais registrou um avanço de 2,1% em outubro, sendo a segunda maior influência positiva para o setor no Brasil, que ficou estável (0,1%). O destaque no Estado foi a indústria extrativa, impulsionada pelo minério de ferro, que cresceu 15,8%. O resultado acumulado em Minas Gerais já soma 3,5% e as expectativas para o fechamento de 2025 são incertas, dependendo dos resultados de novembro e dezembro.
Prefeitura de Belo Horizonte propõe isenção de IPTU e ITBI para revitalizar o Centro e entorno
A Prefeitura de Belo Horizonte apresentou o Projeto de Lei de Regeneração dos Bairros do Centro, que busca revitalizar a região central e seu entorno com novas regras de ocupação do solo e incentivos. Entre as propostas estão a isenção de IPTU durante obras e a remissão de dívidas para imóveis abandonados, além da isenção de ITBI para quem empreender, investir em retrofit ou comprar para moradia. O objetivo é frear a queda nas transações imobiliárias, que reduziram a arrecadação de ITBI de R$ 3,91 milhões (126 transações) em 2013, para R$ 1,13 milhão (35 transações) até agora em 2024.