Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Mais da metade dos torcedores brasileiros consideram Pelé o maior da história; veja citados em pesquisa

Mesmo com percentual pior que 2023, o ‘Rei do Futebol’ segue dominante entre torcedores brasileiros e recebeu quase seis vezes mais votos que Messi, segundo colocado

“Rei do Futebol” só tem um: Pelé. No coração dos torcedores brasileiros, Edson Arantes do Nascimento, que morreu em 29 de dezembro de 2022, segue sendo o maior jogador de futebol da história, o que é provado pela Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest no ‘O Maior Raio-X do Torcedor’.

Na visão de 52% dos entrevistados, Pelé é o maior de todos os tempos - e com folga. O ex-jogador do Santos tem 41 pontos percentuais de vantagem sobre o argentino Lionel Messi, que ficou em 2º lugar no ranking. Nem mesmo a somatória de todos os votos dados a outros jogadores se iguala ao apreço pelo eterno camisa 10 da Seleção Brasileira, tricampeão mundial em 1958, 1962 e 1970.

Na comparação com 2023, Pelé caiu 14 pontos percentuais. Por outro lado, Messi, Ronaldinho, Cristiano Ronaldo, Neymar e Ronaldo Fenômeno subiram na pesquisa. Somados, eles receberam pouco mais da metade dos votos de Pelé.

O “Rei do Futebol”, entretanto, não foi o único a perder pontos no ‘Maior Raio-X do Torcedor’. Sempre comparado a Pelé, o argentino Maradona também viu a “popularidade” diminuir e passou de 3% para 2% dos votos.

O comparativo do Top 3 de maiores jogadores de todos os tempos traz apenas uma mudança de 2023 para 2024. Em 3º lugar, o R10 assumiu a vaga que era de R9, enquanto Pelé e Messi seguem no topo.

Pelé é líder disparado entre todas as faixas etárias

O “Rei do Futebol” faz jus ao apelido dentre torcedores brasileiros de todas as idades. Além de 45% dos votos entre o público d e 31 a 50 anos, Pelé recebeu 55% dos votos tanto entre os mais jovens (16 a 30 anos), como entre os mais velhos (51 anos ou mais).

Uma diferença curiosa também está na faixa intermediária de idade, na qual Ronaldinho e Ronaldo Fenômeno superam Messi e ficam empatados em 2º lugar.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa O Maior Raio-X do Torcedor ouviu 6.373 pessoas no total, sendo 5.023 entrevistas aprofundadas com torcedores de 278 cidades e 714 jovens de 7 a 15 anos. A coleta foi realizada entre 27 de abril e 1º de maio de 2024, por meio de entrevistas face a face com questionários estruturados. A margem de erro estimada é de 1,4 ponto percentual, com nível de confiabilidade de 95%.

Quem é o melhor jogador da história?

  • Pelé - 52%
  • Lionel Messi - 9%
  • Ronaldinho - 8%
  • Ronaldo Fenômeno - 6%
  • Cristiano Ronaldo - 5%
  • Neymar - 3%

Melhor jogador da história por faixa etária do torcedor

  • 16 a 30 anos - Pelé (55%); Messi (12%); e Ronaldinho (9%)
  • 31 a 50 anos - Pelé (45%); Ronaldinho e Ronaldo Fenômeno (10%); e Messi (9%)
  • 51 anos ou mais - Pelé (55%); Messi (7%); e Ronaldinho e Ronaldo Fenômeno (4%)
Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.
Leia mais