Ouvindo...

Times

Globo, SporTV ou ESPN? Torcedor brasileiro elege canal preferido para ver jogos de futebol

Principais emissoras disparam na preferência do torcedor brasileiro, mas números variam conforme região do Brasil

A TV Globo é o canal favorito dos torcedores brasileiros para assistir jogos de futebol. Segundo a pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest no “Maior Raio-X do Torcedor”, a emissora carioca dispara com 62% da preferência do público e também se faz presente na lista de canais de TV por assinatura.

Isso porque o segundo lugar, com 14%, é do SporTV, um canal de TV fechado exclusivamente esportivo do próprio Grupo Globo. Fechando o pódio, com 5%, está a ESPN, que também dedica a programação apenas aos esportes.

Outro canal ligado à Globo, o Premiere também aparece no ranking, com 3% da preferência. Um destaque curioso é a aparição da TNT Sports na lista, com 2%. Anteriormente conhecido como “Esporte Interativo”, o canal teve grande difusão nas mídias digitais e vem ganhando espaço também na TV fechada.

Quanto menor a renda, maior é a preferência pela Globo

A TV Globo se consolida na liderança também no estrato de renda dos entrevistados, apesar de os números serem menores conforme o aumento da renda do torcedor. Dentre os que recebem até dois salários mínimos, a emissora tem 73% de preferência.

Para os torcedores que ganham entre dois e cinco salários mínimos, a Globo recua para 59% de preferência; e para aqueles que recebem mais de cinco salários mínimos, a preferência pela emissora vai a 54%. Em todos os casos, o segundo lugar fica com o SporTV.

Preferência pela Globo varia conforme região do Brasil

Em todas as regiões brasileiras, a preferência pela Globo supera 50% dos torcedores. Entretanto, praticamente não há concorrência nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, cada uma com um vice-líder diferente.

  • Nordeste - Globo (77%); e SBT (6%)
  • Norte - Globo (70%); e SporTV (9%)
  • Centro-Oeste - Globo (64%); e Band (10%)

Já nas regiões Sudeste e Sul, é perceptível o aumento de popularidade do SporTV, por mais que a diferença para a Globo seja de, no mínimo, 29 pontos percentuais.

  • Sudeste - Globo (57%); e SporTV (16%)
  • Sul - Globo (51%); e SporTV (22%)
Leia também

Metodologia da pesquisa

A pesquisa O Maior Raio-X do Torcedor ouviu 6.373 pessoas no total, sendo 5.023 entrevistas aprofundadas com torcedores de 278 cidades e 714 jovens de 7 a 15 anos. A coleta foi realizada entre 27 de abril e 1º de maio de 2024, por meio de entrevistas face a face com questionários estruturados.

A margem de erro estimada é de 1,4 ponto percentual, com nível de confiabilidade de 95%.

Canais preferidos dos torcedores brasileiros para assistir jogos de futebol

  1. TV Globo - 62%
  2. SporTV - 14%
  3. ESPN - 5%
  4. SBT e Band - 4%
  5. Premiere - 3%
  6. TV Record e TNT Sports - 2%

Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.
Leia mais