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Pix terá ‘botão de contestação’ para casos de fraude e golpe

Nova função de segurança passa a valer nesta quarta-feira (1ª) nos aplicativos das instituições financeiras

Mecanismo 100% digital vai facilitar a contestação de uma transação Pix

O Pix terá um “botão de contestação” como dispositivo mecanismo de segurança a partir desta quarta-feira (1º). Segundo informações do Banco Central, o novo Mecanismo Especial de Devolução (MED), poderá ser acionado em casos de fraude, golpe e coerção, por meio do próprio aplicativo da instituição financeira com a qual o usuário tenha relacionamento.

Segundo Breno Lobo, chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem) do Banco Central, o objetivo é facilitar a contestação de uma transação Pix. O mecanismo não necessita mais de interação humana, aumentando a velocidade de bloqueio de recursos na conta do golpista.

“Ao contestar a transação, a informação é instantaneamente repassada para o banco do golpista, que deverá bloquear os recursos em sua conta, caso existam. Valores parciais podem ser bloqueados também. Depois do bloqueio, ambos os bancos têm até sete dias para analisar a contestação”, explicou.

Lobo destaca ainda que o botão não se aplica a casos de desacordos comerciais, arrependimentos e erros no envio do Pix. O botão de contestação também não pode ser usado para casos de digitação errada de chave, sendo específico para casos de fraude e golpe.

Caso os dois bancos envolvidos na transação entendam que se trata de um golpe, a devolução será feita diretamente na conta da vítima. “O prazo para essa devolução é de até onze dias após a contestação”, disse Breno Lobo.

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Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.