Uma das três vítimas que morreram por
A garrafa de vodca que estava na casa de Lombardi, além dos extratos bancários dele, foram entregues à polícia para tentar identificar o local onde a bebida pode ter sido comprada. Até a última atualização, segundo o governo estadual,
De acordo com familiares, Marcelo foi internado na manhã de sábado e logo diagnosticado com intoxicação. Cristiane Dalfine, amiga da família, contou como foi o momento da ligação para a mãe do advogado.
‘Tudo rodando’, veja última mensagem do jovem intoxicado por metanol que tem quadro irreversível O que é metanol, substância encontrada em bebidas alcoólicas em SP
“Ele ligou para a mãe, com quem sou muito amiga, dizendo que estava com dificuldade de enxergar. Logo depois, perdeu a consciência. Quando chegou ao hospital, os médicos já suspeitavam de intoxicação por metanol”, relatou em entrevista ao g1.
Ainda segundo Cristiane, a evolução foi rápida. “Durante todo o sábado os médicos fizeram o possível, mas no domingo, por volta das três da tarde, ele não resistiu”, disse. Marcelo morreu após uma parada cardiorrespiratória e falência múltipla dos órgãos.
O obituário médico aponta o metanol como causa da intoxicação.
A irmã de Marcelo, que preferiu não se identificar, contou que ele acordou desorientado e sem visão. Ela afirmou ainda que o advogado não participou de festas nos dias anteriores.
A família agora tenta descobrir onde ele comprou a bebida. “Sabemos que pode ter sido aqui na região, já que ele não foi muito longe. Foi próximo do ABC, em São Paulo”, disse a esposa, Fernanda Lombardi.
‘Todo o Brasil deve ficar em alerta’, diz secretária de saúde
A Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Mariângela Batista Galvão Simão, esclareceu e alertou a população sobre a intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas em São Paulo, durante coletiva nesta terça-feira (30).
Segundo a secretária, até a noite de segunda-feira (29), os seguintes municípios registraram casos relacionados ao metanol:
- Limeira (SP) – 1 caso em investigação
- São Paulo (capital) – 5 casos em investigação, 6 casos confirmados e 1 caso descartado
- São Bernardo do Campo (SP) – 2 casos em investigação
- Itapecerica da Serra (SP) – 1 caso em investigação
O ministro da Justiça e Segurança Pública,
Bebidas falsificadas
Na contaminação por metanol em São Paulo, todos os casos estão ligados ao consumo de bebidas alcoólicas falsificadas, segundo a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad). Para a Associação Brasileira de Combate à Fiscalização (ABCF), a principal
Até a última atualização, os órgãos de saúde ainda não haviam esclarecido como ocorreram as intoxicações.
O que é o metanol?
O metanol, encontrado na bebida ingerida por Diogo e os amigos, é uma
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP), emitiu, no sábado (27), uma recomendação urgente aos estabelecimentos que comer