Ouvindo...

Assim como em São Paulo, metanol causou morte de jovens no Laos

Vítimas eram duas australianas, uma britânica, um americano e dois dinamarqueses

A terceira morte confirmada em São Paulo foi registrada em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista

Neste mês, o estado de São Paulo registrou cinco mortes causadas pelo consumo de bebidas alcoólicas com metanol. Outros quatro casos estão sob investigação. A tragédia acende um alerta que não é exclusivo do Brasil. Em novembro de 2024, seis turistas morreram intoxicados pela mesma substância no Laos. Na ocasião, familiares das vítimas australianas chegaram a afirmar, em entrevista ao site ABC News, que o país do Sudeste Asiático “não é seguro para viajantes”, um temor que agora chega em território brasileiro.

Caso no exterior

Em novembro de 2024, seis turistas morreram após beber álcool contaminado em Vang Vieng, cidade turística no Laos. Entre as vítimas estavam duas adolescentes australianas, Holly Bowles e Bianca Jones, além de uma britânica, um americano e dois dinamarqueses.

Em entrevista ao ABC os familiares disseram que a investigação conduzida pelas autoridades locais foi “vergonhosa” e deixou os parentes no escuro. Apesar do fechamento inicial da fábrica suspeita, bares voltaram a reabrir e funcionários presos foram libertados.

“Não vá. Simplesmente não é seguro para viajantes, e nós vimos isso em primeira mão”, disse a mãe de Holly Bowles, Samantha Morton para a ABC. Já o pai da jovem, Shaun Bowles comentou: “Se você quer que as pessoas venham ao seu país, torne-o seguro. Faça dele um lugar seguro”.

Casos em São Paulo

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou que cinco mortes suspeitas de intoxicação por bebidas adulteradas com metanol foram identificadas. Destas, uma foi confirmada e quatro seguem em investigação. A informação foi dada em coletiva de imprensa, nesta terça-feira (30).

Segundo Tarcísio, ao todo, o estado de São Paulo acumula 22 casos — entre suspeitos e confirmados —, sendo 17 desses ainda sendo apurados. “São quatro pessoas da cidade de São Paulo e uma pessoa que faleceu em São Bernardo do Campo, mas que provavelmente consumiu a bebida aqui na cidade”, explicou o governador paulista. O óbito confirmado aconteceu na cidade paulista.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, descartou a participação do PCC em um esquema de venda de bebidas alcoólicas falsificadas com metanol no estado.

O que é o metanol?

O metanol é um álcool líquido, incolor e inflamável, utilizado principalmente na indústria química, na produção de biodiesel, solventes, tintas e até combustível de motores. Seu cheiro pode se assemelhar ao do etanol, o álcool presente em bebidas, mas seus efeitos no organismo humano são devastadores.

Quando ingerido, o metanol é metabolizado pelo fígado em formaldeído e ácido fórmico, compostos que atacam o sistema nervoso central e o nervo óptico. Pequenas quantidades podem causar cegueira, falência renal, coma e até a morte.

No Brasil, até recentemente, os registros estavam mais ligados a pessoas em situação de rua que consumiam combustíveis adulterados. Agora, o alerta se volta também para bares e casas noturnas que comercializam produtos sem origem controlada.

Sintomas de intoxicação por Metanol

  • Náusea e vômito
  • Dor de cabeça intensa
  • Tontura
  • Fadiga, fraqueza
  • Visão turva ou embaçada
  • “Manchas” na visão
  • Fotofobia (sensibilidade à luz)
  • Perda total da visão (cegueira temporária ou permanente)
  • Confusão mental, agitação ou sonolência excessiva
  • Falta de coordenação motora
  • Dificuldade para respirar
  • Dor abdominal forte
  • Convulsões
  • Coma

(Sob supervisão de Alex Araújo)

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre Cidades, Brasil e Mundo.