A Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Mariângela Batista Galvão Simão, esclareceu e alertou a população sobre a intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas em São Paulo, durante coletiva nesta terça-feira (30). De acordo com o governo estadual,
Segundo a secretária, até a noite de segunda-feira (29), os seguintes municípios registraram casos relacionados ao metanol:
- Limeira (SP) – 1 caso em investigação
- São Paulo (capital) – 5 casos em investigação, 6 casos confirmados e 1 caso descartado
- São Bernardo do Campo (SP) – 2 casos em investigação
- Itapecerica da Serra (SP) – 1 caso em investigação
O ministro da Justiça e Segurança Pública,
Mariângela Simão reforçou o perigo da substância: “O metanol é extremamente tóxico, não é uma substância para ser ingerida e pode causar efeitos letais. É importante que as pessoas fiquem alertas aos sintomas. Este é um momento de alerta. Todo o Brasil está em atenção”, afirmou.
‘Tudo rodando’, veja última mensagem do jovem intoxicado por metanol que tem quadro irreversível Intoxicação por metanol: saiba quais são os sintomas e os efeitos à saúde
O secretário Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Paulo Pereira, destacou a importância da colaboração da sociedade na prevenção:
“Fique atento a sinais como bebida muito barata, fornecedor novo ou estabelecimento recente que ofereça produtos com preço muito abaixo do mercado. No sábado, foi feito um comunicado aos estabelecimentos que poderiam ser afetados, orientando sobre sinais de bebidas adulteradas. No domingo, houve monitoramento do caso e, na segunda-feira, Procons de todo o país receberam instruções de como agir, criando um sistema de alerta nacional para possíveis novos casos”, explicou.
De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o Sistema Único de Saúde (SUS) registra cerca de 20 casos de intoxicação por metanol anualmente, geralmente relacionados a pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade. Entretanto, desde agosto, já foram contabilizadas 17 ocorrências do tipo, todas concentradas em São Paulo, o que chamou a atenção do governo.
Segundo Lewandowski, há um indicativo de que a distribuição ocorra para além do estado, o que justifica a atuação da PF.
O que é o metanol?
O metanol, encontrado na bebida ingerida por Diogo e os amigos, é uma
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP), emitiu, no sábado (27), uma recomendação urgente aos estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas no estado de São Paulo e em regiões próximas.