Já pensou ter que conviver constantemente com uma dor como se tivesse levando agulhadas e facadas profundas no rosto? Essa é a sensação com que a estudante de veterinária Carolina Arruda convive desde 2017 - quando teve a primeira crise devido à neuralgia do trigêmeo. A condição é considerada a mais dolorosa do mundo.
Simony sobre câncer: ‘enfrentei os abismos mais profundos da dor’ Isabel Veloso, com câncer terminal, relata ‘dor que você não faz ideia’ e cogita outra doença
“Lembro quando tive a minha primeira crise de dor neuropática, parecia que estava levando agulhadas e facadas profundas na lateral do meu rosto. Era uma crise rápida, porém extremamente intensa. Em alguns meses, as fincadas que passavam rapidamente começaram a aumentar a frequência, a ponto de formar uma dor só que perdurava por horas ou até dias”, relatou nas redes sociais.
À BBC, a jovem explicou que levou quatro anos para conseguir o diagnóstico da doença e que passou por 27 médicos antes de descobrir o que provocava as dores intensas.
Em entrevista à Itatiaia, Jesus Balbino, professor de neurologia da faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, explicou que a neuralgia do trigêmeo é um acometimento do nervo trigêmeo responsável pela sensibilidade da face e dos dentes. Conforme o médico, a condição pode ser causada por compressão do nervo, seja devido a alterações vasculares na região ou por outras alterações, como tumores, lesões ou doenças infecciosas.
O nervo trigêmeo
Balbino esclarece que o nervo trigêmeo pode ser divido em três ramos, o V1, V2 e V3:
- V1,é o ramo oftálmico que enerva a face próximo à região do globo o
- V2, é o ramo que enerva a região do ramo maxilar
- V3, é o ramo que enerva a parte da mandíbula
Como são as dores?
O neurologista explica os pacientes que possuem a neuralgia do trigêmeo costumam relatar dores súbitas e incapacitantes. “Alguns pacientes relatam episódios várias vezes ao longo do dia e essa dor é como se fosse um choque elétrico”, esclarece.
O que pode desencadear as dores?
Entre as ações que podem servir de gatilhos para as dores e hipersensibilidade, Balbino aponta:
- Sorrir
- Expressões faciais
- Passar a mão determinadas regiões da face
Qual o tratamento?
Os tratamentos para a neuralgia do trigêmeo variam conforme a causa das compressões. Em casos em que o paciente tem a condição desencadeada devido a uma compressão vascular, ele é submetido a um tratamento com medicamentos. Contudo, quando a causa é tumoral ou quando há um conflito vascular pode ser que o paciente seja submetido a um procedimento neurocirúrgico.