Ouvindo...

Votação da Tarifa Zero em BH tem princípio de tumulto na Câmara Municipal

Manifestantes favoráveis ao projeto lotaram as galerias da Câmara Municipal; presidente do Legislativo cogita suspender a sessão

Manifestantes tentaram entrar nas galerias de maneira desordenada, sendo impedidos pela segurança do local

A votação da tarifa zera no transporte público de Belo Horizonte teve um princípio de confusão logo no início da sessão na Câmara Municipal, nesta sexta-feira (3). Manifestantes favoráveis ao projeto tentaram entrar nas galerias do Parlamento da capital de maneira desordenada, e foram impedidos pelos seguranças.

O projeto é a principal pauta da Câmara, mas causa polêmica entre os idealizadores da medida, usuários do transporte público, a prefeitura e os representantes de empresas sediadas na capital. Em resposta a confusão, o presidente da CMBH, vereador Juliano Lopes, considera suspender a sessão.

A ideia da tarifa zero é ser implementada de maneira gradual nos próximos anos, criando a Taxa do Transporte Público (TTP) para financiar o sistema junto com o subsídio já pago pela administração da capital. A taxa seria cobrada de empresas que tenham 10 ou mais funcionários, isentando aquelas que estão abaixo desse patamar.

A indicação da prefeitura é pedir para que a base de governo vote contra a proposta. Em entrevista à Itatiaia em julho, o secretário de governo da prefeitura, Guilherme Daltro, declarou que a tarifa zero só sairia do papel com aporte federal, estadual, ou com um novo marco do transporte público.

A orientação chegou a derrubar o vice-líder de governo da Prefeitura de Belo Horizonte, Helton Junior (PSD), que resolveu deixar o cargo por apoiar a matéria em tramitação na Casa.

Leia também

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.
Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.