O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), foi flagrado enquanto imitava deficientes visuais durante uma festa de Carnaval. O gesto foi amplamente criticado nas redes sociais por apoiadores e detratores do político.
No vídeo, é possível vê-lo em um camarote da Sapucaí com óculos escuros e um objeto que simula uma bengala, comumente utilizada para auxílio na locomoção de pessoas com deficiência visual.
Paes ainda não se posicionou publicamente sobre o vídeo repercutido e as motivações da imitação. A Itatiaia entrou em contato com o Gabinete da Prefeitura e não recebeu respostas até o fechamento desta reportagem. O espaço segue aberto e pode ser atualizado.
Que isso Eduardo Paes, tá zuando com os deficientes visuais? pic.twitter.com/T56YQ277X5
— CARIOCA TV (@CariocasTV) February 17, 2026
Dentre as personalidades que estiveram com o prefeito no camarote da Sapucaí neste ano, estão o presidente Lula (PT), homenageado no desfile da Acadêmicos de Niterói, a primeira-dama, Janja da Silva, o vice-prefeito do Rio, Eduardo Cavalieri (PSD), e a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT).
Para receber o presidente, foi montado um esquema de forte segurança, com bloqueio de pistas e efetivo da Polícia Federal. Pessoas que não tinham nome na lista seleta de convidados foram barradas.
(Sob supervisão de Alex Araújo)