A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou, nesta quarta-feira de cinzas (18), em Brasília, a Campanha da Fraternidade de 2026. Neste ano, a iniciativa traz como tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós”, propondo uma reflexão sobre a moradia como condição essencial para a dignidade humana.
Durante a cerimônia realizada na sede da entidade, o secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoerpers, destacou que a escolha do tema não deve ser interpretada sob viés partidário.
“Este não é um tema partidário, ele é um tema humano, é um tema civilizatório. O modo como tratamos os mais vulneráveis revela o tipo de país que desejamos ser. A Campanha da Fraternidade de 2026 quer suscitar diálogo, mobilização e compromisso. Quer fortalecer iniciativas já existentes, inspirar políticas públicas eficazes, incentivar parcerias responsáveis e despertar consciência”, afirmou.
A Campanha da Fraternidade 2026 destaca números preocupantes da realidade habitacional no Brasil: cerca de 6,2 milhões de famílias vivem sem moradia adequada e aproximadamente 328 mil pessoas estão em situação de rua. Para a iniciativa, a casa representa a base para o acesso aos demais direitos. Sem moradia, ficam comprometidos aspectos como segurança, saúde, educação e dignidade.
Promovida anualmente pela Igreja Católica no Brasil, a Campanha da Fraternidade mobiliza comunidades em todo o país durante o período da Quaresma, incentivando debates e ações concretas sobre temas sociais