Senadores pedem convocação de familiares de Toffoli à CPI do Crime Organizado

Carlos Portinho (PL-RJ) e Magno Malta (PL-ES) solicitam a convocação de José Carlos Dias Toffoli e José Eugênio Dias Toffoli, irmãos do ministro

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF)

Senadores da oposição apresentaram requerimentos para convocar familiares do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), a prestar esclarecimentos à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado.

Os pedidos foram protocolados nesta quarta-feira (28) pelos senadores Carlos Portinho (PL-RJ) e Magno Malta (PL-ES). Eles solicitam a convocação de José Carlos Dias Toffoli e José Eugênio Dias Toffoli, irmãos do ministro, além de Mario Umberto Degani, primo de Toffoli, e do advogado Paulo Humberto Barbosa.

Para que as convocações sejam efetivadas, os requerimentos ainda precisam ser pautados, votados e aprovados pelos integrantes da CPI.

Nos documentos, os parlamentares afirmam que “a experiência acumulada em investigações nacionais e internacionais demonstra que a exploração de jogos de azar ilegais constitui atividade frequentemente associada à lavagem de dinheiro”.

Os requerimentos citam reportagem do portal Metrópoles que apontou a existência de jogos de azar no Resort Tayayá. O empreendimento, que já teve como proprietários os irmãos e o primo do ministro do STF, entrou no radar da oposição no contexto das investigações sobre suposta fraude envolvendo o Banco Master.

No fim do ano passado, o controle do resort foi transferido para Paulo Humberto Costa. A operação, no entanto, teria sido realizada por meio do Arleen Fundo de Investimento, administrado por uma instituição investigada no âmbito do escândalo do Banco Master.

Segundo os senadores, a oitiva dos atuais e antigos proprietários e administradores do resort é necessária para esclarecer o início das atividades mencionadas, identificar a participação de cada envolvido e apurar o grau de conhecimento que tinham sobre os fatos, permitindo a reconstrução da dinâmica dos acontecimentos investigados pela CPI.

* Com informações de CNN Brasil

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...