Ministro da Justiça inicia agenda de reuniões com Judiciário e Congresso

Encontros começam nesta quarta (28), com Paulo Gonet e Hugo Motta após mudanças no comando da pasta

O novo ministro da Justiça Wellington César Lima e Silva

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington Lima e Silva, começa na noite desta quarta-feira (28), uma rodada de reuniões com representantes do Judiciário e do Congresso Nacional, em um movimento que marca o início de uma agenda de articulação institucional da nova fase da pasta. O primeiro encontro do dia será com o procurador-geral da República, Paulo Gonet, seguido de reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta.

A agenda ocorre no mesmo dia em que o ministério anunciou mudanças no comando de áreas estratégicas. O jurista Paulo Modesto foi indicado para assumir a Secretaria de Assuntos Legislativos, no lugar de Marivaldo Pereira. Professor de Direito Administrativo da Universidade Federal da Bahia, Modesto também preside o Instituto Brasileiro de Direito Público e integra o Ministério Público baiano.

Outra alteração foi a indicação do advogado e professor Ricardo Morishita Wada para a Secretaria Nacional do Consumidor. Ele substituirá Paulo Pereira, que estava à frente da área desde setembro de 2025. Já o professor e pesquisador Daniel Hirata foi nomeado assessor especial do ministro, com a missão de contribuir para a formulação de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da criminalidade organizada, com base em análises estruturais e evidências.

Leia também

Na semana passada, Wellington Lima e Silva já havia anunciado o nome de Chico Lucas para a Secretaria Nacional de Segurança Pública, completando a reorganização da equipe de alto escalão.

Segundo o ministério, a série de encontros tem como objetivo fortalecer o diálogo entre os Poderes e ampliar a cooperação institucional em temas ligados à segurança pública. Em fevereiro, o ministro também deverá se reunir com conselhos nacionais da área, incluindo o Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública, como parte da estratégia de interlocução permanente da pasta.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.

Ouvindo...