Agora no rádio...

Ouvindo...

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Senado segue a Câmara e derruba decreto de Lula sobre alta do IOF

Votações foram realizadas na Câmara e no Senado nesta terça-feira (25), pegando o governo de surpresa

Davi Alcolumbre (presidente do Senado) e Hugo Motta (presidente da Câmara)

Em derrota para o governo Lula (PT), o Senado Federal seguiu decisão da Câmara dos Deputados e aprovou nesta quarta-feira (25) a derrubada de três decretos do presidente que aumentavam o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Agora, a proposta precisa ser promulgada pelo presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP).

Os decretos do governo federal sobre o IOF perdem a validade e voltam a valer as regras anteriores sobre a aplicação do imposto.

As mudanças no IOF foram determinadas em maio, mas a insatisfação de parlamentares e a repercussão negativa no mercado financeiro motivaram uma reavaliação do Executivo.

Leia também

Aumento do IOF

O aumento do IOF foi inicialmente anunciado pelo Executivo em 22 de maio e, no mesmo dia, houve um recuo parcial. As críticas de parlamentares e de empresários levaram os presidentes da Câmara e do Senado a dar um prazo para o governo rever as medidas.

No último dia 11, o governo Lula publicou uma medida provisória sobre tributação de investimentos e propostas de corte de gastos e um novo decreto com alíquotas menores do IOF, mas ainda assim com aumentos, o que não ajudou a diminuir a irritação dos parlamentares.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia.