Saiba quem foi o único deputado do PL que votou a favor de cassação de Carla Zambelli

Em maio, Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de reclusão em regime inicial fechado

Deputado é alvo de um pedido de cassação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Sergipe

A deputada federal Carla Zambelli (PL) manteve seu cargo após a Câmara dos Deputados rejeitar, em votação no plenário na madrugada desta quinta-feira, 11, o pedido de cassação contra ela. Dos 408 parlamentares presentes, 227 votaram a favor da perda do mandato, 170 se manifestaram contra, e 10 se abstiveram. Apenas um deputado do PL apoiou o pedido: Ícaro de Valmir (PL-SE).

Leia também

Icaro, que está em seu primeiro mandato, foi o deputado federal mais jovem eleito no Brasil em 2022, quando tinha apenas 21 anos. Atualmente, ele é o parlamentar mais jovem da Câmara.

Filho de Valmir de Francisquinho, também do PL e atual prefeito de Itabaiana, em Sergipe, Ícaro tem como irmão Talysson de Valmir, que é o prefeito de Areia Branca, no interior sergipano.

O deputado enfrenta um pedido de cassação oriundo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Sergipe. No ano passado, o TRE decidiu pela cassação do mandato do parlamentar devido ao não cumprimento da cota de gênero pelo PL durante as Eleições de 2022.

Ícaro recorreu da decisão, mas o TRE confirmou a cassação em março deste ano. Após essa confirmação, o deputado recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aguarda o julgamento.

Em maio, Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de reclusão em regime inicial fechado, além de uma multa equivalente a dois mil salários-mínimos pela invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Com informações de Estadão Conteúdo

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...