O
Bolsonaro foi preso na manhã desse sábado (22) após tentar romper o aparelho de monitoramento com um ferro de soldar. O Centro de Integração de Monitoração Integrada do Distrito Federal relatou a violação do equipamento às 0h08. Segundo Moraes, havia um risco de fuga do ex-presidente, que seria facilitada por uma vigília convocada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Surto e vozes da tornozeleira: aliados de Bolsonaro apontam hipóteses para violação do aparelho Advogado de Bolsonaro diz que prisão por violação da tornozeleira é ‘injustificável’
Cabe lembrar que essa prisão de Bolsonaro ainda não se trata do
Saiba o que Bolsonaro disse na audiência
Paranoia e remédios
O ex-presidente Bolsonaro afirmou que manipulou a tornozeleira no meio de um quadro de paranoia que, segundo ele, pode ter sido causado por efeitos colaterais de remédios diferentes e que interagiram de forma inadequada. O antigo mandatário também afirmou que não tem dormido direito e possui o sono “picado”. Ele ainda afirma tomar os remédios a cerca de quatro dias antes da prisão
Alucinação e ferro de solda
Bolsonaro afirmou que decidiu mexer na tornozeleira com um ferro de solda por possuir um curso de operação do equipamento. Ele disse que estava com alucinação de que tinha alguma escuta na tornozeleira eletrônica e, por isso, tentou romper o equipamento.
Apesar de estar acompanhado da sua filha, do irmão mais velho e de um assessor em casa, nenhum deles viu a ação na tornozeleira. O ex-presidente disse que parou de manipular o aparelhos após “cair na razão”, e depois comunicou os agentes que o acompanhavam na prisão domiciliar.
Fuga e vigília
O ex-presidente também negou que tinha a intenção de fugir e que não houve o rompimento da cinta da sua tornozeleira eletrônica. Ele disse que anteriormente já precisou romper o equipamento para realizar uma tomografia, mas esse não era o caso de sábado (22).
Questionado sobre a vigília de orações convocada por Flávio, Bolsonaro destacou que o local fica a mais de 700 metros da sua casa. Segundo ele, não havia possibilidade de criar qualquer tumulto que pudesse facilitar uma hipotética fuga.