Privatização da Copasa começa a tramitar na ALMG nesta quinta-feira (13)

Proposta do governador Romeu Zema (Novo) será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da ALMG

PL que prevê a privatização da Copasa começa a tramitar nesta quinta-feira (13)

O projeto de lei que autoriza o governo Zema a privatizar a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) começará a tramitar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais nesta quinta-feira (13).

O PL 4.380/25 foi incluído na pauta de discussões da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), primeira comissão que vai analisar a proposta do governo estadual. Três reuniões foram convocadas nesta quinta-feira (13), às 9h, 12h e 15h.

Segundo a proposta, o conceito de desestatização é a alienação total ou parcial de participação societária que resulte em perda ou transferência do controle acionário do Estado; e aumento de capital, mediante a subscrição de novas ações, com renúncia ou cessão, total ou parcial, dos direitos de subscrição, mediante oferta pública de distribuição de valores mobiliários, de forma a acarretar a perda do controle acionário do Estado.

O texto do projeto prevê autorização à Copasa para adotar ações e medidas para incorporar sua subsidiária, a Copasa Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Copanor), criada em 2007.

Fim do referendo

As discussões sobre a privatização da Copasa, medida apontada por Zema como essencial para a adesão ao Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados, o Propag, acontecem após a aprovação do projeto que acabou com a exigência de uma consulta popular sobre a venda da estatal.

Segundo o governo estadual, os recursos arrecadados com a venda da Copasa serão usados para cumprir as exigências de investimentos no programa federal.

Por 48 votos a 22, a proposta elaborada pelo governador Romeu Zema (Novo), foi aprovada em segundo turno e será promulgada pelo Legislativo mineiro.

Leia também

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.

Ouvindo...