Presidente do PT-MG aciona o MP contra Zema por uso de fogos de artifício com ruído

Fogos de artifício com estampido estão proibidos em Belo Horizonte desde 2022; governador afirma que barulho foi adicionado com edição

Deputada estadual Leninha (PT), presidente do Partido dos Trabalhadores em Minas

A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Minas Gerais, deputada estadual Leninha, protocolou uma representação no Ministério Público do estado, nesta segunda-feira (1º de dezembro), solicitando uma investigação contra o governador Romeu Zema (Novo) após ele compartilhar um vídeo soltando fogos de artifício com efeito sonoro em Belo Horizonte.

Pela legislação municipal, o uso de fogos de artifício com estampido é proibido desde 2022, com a previsão de uma multa mínima de R$ 100 e máxima de R$ 200 mil para os infratores. Em nota, a assessoria da deputada ressalta que, além de desrespeitar uma lei em vigor, a atitude do governador é uma “clara desvalorização do ordenamento jurídico local ao utilizar sua posição institucional para naturalizar o descumprimento das normas”.

O vídeo foi compartilhado por Zema para celebrar uma vitória contra o PT em uma ação judicial que o acusava de associar a legenda à fraude do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em tom irônico, o governador acende o foguete e diz que está “muito triste” com a notícia, replicando uma piada local.

Leia também

“Eu não sei vocês, mas eu fico muito triste com uma notícia dessas… O PT tentou me censurar na justiça por eu ter falado que eles tinham sim participação no roubo dos velhinhos pelo INSS, o maior esquema de corrupção da história do Brasil, tendo indicado o presidente da instituição, que liderou esse esquema lá de dentro. Mas agora a justiça julgou improcedente essa tentativa de censura”, disse o governador.

Após publicar o vídeo, o governador afirmou em um comentário no instagram, que o ruído dos fogos de artifício foram adicionados com uma edição de vídeo.

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.
Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.

Ouvindo...