Zema reitera defesa de perdão a Bolsonaro: ‘certeza que estará em liberdade em 2027'

Governador mineiro disse que ex-presidente sofre uma ‘injustiça’ e se solidarizou com Michelle durante evento no Ceará

Zema e Bolsonaro quando ambos ocupavam, respectivamente, o Governo de Minas e a Presidência da República

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) voltou a defender um perdão ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) neste domingo (30). O mineiro participa, em Fortaleza, do evento de lançamento de pré-candidatura do senador Eduardo Girão (Novo) ao Governo do Ceará.

Zema foi um dos últimos a discursar no evento que reúne dezenas de políticos alinhados ao bolsonarismo, inclusive a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). Em fala rápida de menos de cinco minutos, o mineiro exaltou a própria gestão, elogiou Girão e encerrou sua participação com um recado a Jair Bolsonaro.

Além de Zema, Michelle e, obviamente, Girão, participaram do lançamento da pré-campanha cearense os deputados federais Marcel Van Hattem (Novo-RS), André Fernandes (PL-CE), Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e Bia Kicis (PL-DF); o ex-deputado e ex procurador Deltan Dallagnol (Novo-PR); e o senador Magno Malta (PL-ES), que palestrou via videoconferência.

Desde que se tornou pré-candidato à Presidência, Zema tem escalado o tom de seu apoio a Bolsonaro e defende reiteradamente que, caso eleito ao Palácio do Planalto, concederá o perdão presidencial ao aliado.

Bolsonaro foi preso de forma preventiva em 22 de novembro. A detenção foi decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao entender que a tentativa do ex-presidente romper a tornozeleira eletrônica com um ferro de solda configurava risco de fuga.

Na última terça-feira (25), o caso em que Bolsonaro e mais sete aliados foram condenados por golpe de Estado e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito foi considerado encerrado na Suprema Corte e o ex-presidente começou, efetivamente, a cumprir sua pena de 27 anos e três meses de prisão. Bolsonaro cumpre pena na Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal, conforme determinado pelo relator de seu processo no STF, o ministro Alexandre de Moraes.

Leia também

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.

Ouvindo...