O presidente da Fundação Ezequiel Dias (Funed), Felipe José Fonseca Attiê, foi convocado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) a prestar esclarecimentos em nova audiência da Comissão de Direitos Humanos, após faltar à reunião realizada nesta segunda-feira (06). A convocação, aprovada ao fim do encontro, torna obrigatória a presença do gestor, sob pena de crime de responsabilidade, conforme o Regimento Interno da Casa.
A ausência de Attiê foi criticada por parlamentares e servidores, que participaram da audiência para discutir denúncias de sucateamento e má gestão na Funed. O requerimento de convocação foi apresentado pelos deputados Lucas Lasmar (Rede) e Bella Gonçalves (Psol), presidente da comissão. Nenhuma justificativa oficial foi lida durante o debate para explicar a ausência do dirigente.
“A Funed está indo para o buraco com esses indicados do governo que se dizem grandes gestores. Enquanto isso, o presidente da entidade se esconde e manda apenas representantes, desrespeitando a Assembleia Legislativa”, disparou Lucas Lasmar.
Durante a reunião, sindicalistas e servidores relataram falta de diálogo com a direção e episódios de perseguição interna.
A Funed enviou quatro representantes à audiência. Eles defenderam a atual gestão e afirmaram que as medidas adotadas buscam garantir a sustentabilidade da instituição e recuperar sua relevância nacional. Entre os projetos citados estão a produção de insulina, a fabricação dos medicamentos entecavir e talidomida e a retomada da fábrica de soros.
A nova audiência com a convocação de Felipe Attiê ainda será agendada pela Comissão de Direitos Humanos.