Ouvindo...

Tarcísio vai assinar convênio com associações de bebidas para combater mercado clandestino

Governador de São Paulo vai se unir com associações que representam marcas que correspondem a 90% do mercado brasileiro

Governador de São Paulo pede para que fabricantes de bebidas orientem o cidadão sobre os produtos falsificados

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), vai assinar um convênio com as associações do setor de bebidas alcoólicas para fortalecer o combate à onda de falsificação no Estado. A parceria será firmada com a Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD) e a Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE), que representam mais de 90% das marcas que comercializam bebidas no país.

A iniciativa tem como objetivo apertar o cerco contra o mercado clandestino de bebidas alcoólicas que está diretamente envolvido com os casos de contaminação por metanol, segundo as investigações da Polícia Civil de São Paulo.

Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (6) no Palácio Bandeirantes, sede do governo paulista, Tarcísio disse que contará com a parceria da iniciativa privada para construção de um processo de treinamento de agentes públicos e da sociedade civil envolvidos na cadeia de comercialização das bebidas.

“A gente tem visto na rede social muitas pessoas orientando o cidadão, como é que a gente observa o que é verdadeiro, o que é falso, como é que a gente pode eventualmente detectar uma falsificação, o que precisa ser visto numa garrafa para que a gente possa comprovar a origem, etc. Mas é importante que os fabricantes possam prestar a sua orientação ao cidadão”, disse Tarcísio de Freitas.

O governador também pediu autorização à Justiça para destruir todas as bebidas apreendidas, como bebidas sem comprovação de procedência ou adulteradas, selos falsos e garrafas, para garantir a segurança do setor e da população.

Leia também

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.