O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) afirmou que a
A fala ocorre após o republicano ter elogiado o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), depois de uma conversa por vídeo chamada entre os chefes de Estado nesta segunda-feira (6).
“Ele (Rubio) sabe como o Judiciário foi transformado em arma para perseguição política. Ele não vai cair nas bobagens do regime sobre a “independência” de um Judiciário capturado. A escolha do presidente Donald Trump só torna as coisas mais difíceis para o regime de exceção. Uma jogada de mestre!”, declarou Eduardo nas redes sociais.
Eduardo ainda afirmou que o secretário de Estado norte-americano “conhece muito bem a América Latina” e “sabe exatamente como operam os regimes totalitários de esquerda”.
Mais cedo, Donald Trump havia afirmado que gostou da ligação com Lula e disse que os dois países “farão muito bem juntos”. “Conversamos sobre muitas coisas, mas o foco principal foi a economia e o comércio entre nossos países. Teremos novas discussões e nos encontraremos em um futuro não muito distante, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos”, escreveu Trump.
O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante, também foi às redes sociais elogiar o presidente americano e classificou a conversa entre os dois líderes como “uma jogada de craque”.
“Trump fez uma jogada de craque. Mostrou ao mundo que quem não quer diálogo é o ‘descondenado’ Lula”, escreveu Sóstenes em uma rede social. “Agora está claro: o erro é de Lula. Trump deixou Marco Rubio, o secretário mais ideológico, para seguir as negociações das tarifas, um recado direto ao Planalto”, completou.