Ouvindo...

Cavalcanti nega relação com fraudes e diz que ‘não tem nada a esconder’

Empresário negou ser “laranja” à CPMI do INSS e afirmou que bens apreendidos, como carros de luxo, foram adquiridos de forma legal

Senador Carlos Viana, eleito presidente da CPMI do INSS

O empresário Fernando dos Santos Andrade Cavalcanti, ex-sócio do advogado Nelson Wilians, presta depoimento nesta segunda-feira (6) à CPMI do INSS, no Senado Federal. Mesmo com um habeas corpus que lhe garantia o direito ao silêncio, Cavalcanti decidiu responder às perguntas dos parlamentares e negar qualquer envolvimento em fraudes nos benefícios previdenciários investigadas pela Operação Sem Desconto, da Polícia Federal.

Nunca fui laranja, operador ou beneficiário de qualquer esquema. Minha atuação sempre foi de gestor, e os pagamentos recebidos por mim eram compatíveis com todas as funções empresariais que eu desempenhava”, declarou. O empresário também disse que sua saída do escritório ocorreu por motivos de saúde: “Já havia decidido me desligar por questões pessoais e de saúde, pois enfrentei um quadro de depressão durante o período em que fiz parte do NW Group”.

Leia também

Cavalcanti é apontado como um dos alvos da operação que apura descontos fraudulentos em aposentadorias e pensões do INSS. A Polícia Federal apreendeu bens de alto valor, entre eles relógios de luxo, uma Ferrari e uma réplica de carro de Fórmula 1, avaliados em milhões de reais.

Em sua fala, ele defendeu a origem legal dos bens. “Mesmo com o habeas corpus, decidi falar porque não tenho nada a esconder. Não houve ocultação nem má-fé da minha parte. Os veículos são de propriedade da minha empresa, todos declarados e adquiridos de forma lícita, alguns ainda financiados, como o caso da Ferrari, que termino de pagar em 2027”, afirmou.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.