Ouvindo...

Prefeito de BH faz exigências à Copasa: ‘Queremos soluções ou não tem renovação de contrato’

Álvaro Damião afirmou que o processo de privatização cabe ao governo Zema, mas que BH vai exigir maior qualidade na prestação de serviço da companhia

Álvaro Damião, prefeito de Belo Horizonte

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), afirmou nesta quarta-feira (29) que as discussões sobre a privatização da Copasa cabem ao governo estadual, mas ressaltou que a capital mineira tem papel fundamental para a empresa e que espera soluções para uma renovação de contrato.

“Não posso falar da privatização da Copasa em si. A Copasa é do estado e a privatização da Copasa é feita pelo governo do estado. O que quero que a Copasa e o governo do estado entendam é que não existe Copasa sem Belo Horizonte. Porque Belo Horizonte é praticamente 50% da Copasa. Então, se quer vender a Copasa, converse com Belo Horizonte. Duvido que alguém vá comprar uma empresa como aquela sabendo que ela não tem contrato com Belo Horizonte e que a capital vai fazer um contrato com outra empresa”, disse Damião.

O prefeito apontou várias situações em que espera melhorias por parte do serviço prestado pela companhia de saneamento e afirmou que outras empresas que já atuam em outros estados terão interesse em prestar serviço em BH. O contrato da Copasa com a prefeitura de BH acaba em 2032, mas as discussões sobre uma possível renovação já começaram.

“Eu quero solução para os meus problemas: tenho a lagoa da Pampulha, que invisto milhões para poder dar manutenção, mas o esgoto que chega é problema da Copasa. Nós temos um TAC que está sendo executado, temos a cabeceira do aeroporto, esgoto que é responsável pelo mau cheiro do local. A PBH quer ser parceira, mas a pergunta é: vocês vão nos dar a lagoa que merecemos? Vocês vão parar de ficar cortando asfalto e me dar um asfalto de qualidade? Porque eu asfalto a rua, a Copasa faz um rasgo e deixa um calombo no asfalto, um asfalto mequetrefe. Quero ruas novas, quero qualidade de vida para o povo belo-horizontino, além da outorga que tem que pagar para fazer a renovação do contrato. Se não fizer isso, não tem contrato”, afirmou Damião.

A reportagem da Itatiaia procurou a Copasa para comentar as críticas e, assim que houver resposta, esta matéria será atualizada.

Privatização avança

O processo de privatização da Copasa está em fase avançada e é apontado pelo governador Romeu Zema como uma forma de melhorar os investimentos em saneamento em MG.

O primeiro passo para a venda da estatal mineira é a aprovação em definitivo da PEC 24/2023, que acaba com a exigência de uma consulta popular para a privatização da Copasa. O texto foi aprovado em primeiro turno na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na semana passada, com apoio de 52 deputados estaduais. Nesta semana o projeto já foi aprovado em comissão especial e ficou pronto para ser levado ao plenário.

Leia também

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Fabiano Frade é jornalista na Itatiaia e integra a equipe de Agro. Na emissora cobre também as pautas de cidades, economia, comportamento, mobilidade urbana, dentre outros temas. Já passou por várias rádios, TV’s, além de agências de notícias e produtoras de conteúdo.