Às vésperas do Natal, Nely Aquino volta à presidência do Podemos em MG

A outra novidade é que um integrante da ‘Família Ganem’, grupo responsável pelo afastamento’ será o vice-presidente do partido

Nely Aquino volta à presidência do Podemos

A deputado federal Nely Aquino voltou à presidência do Podemos. O retorno é considerado um presente do Natal, mas vem acompanhando de uma novidade. A partir de agora, o Podemos será comandado em Minas pelas Famílias Ganem e Aro.

Aquino é integrante da chamada ‘Família Aro’, comandada pelo secretário de Governo de Romeu Zema (Novo), Marcelo Aro (PP). A parlamentar foi afastada da presidência nacional do partido, no início do mês, como um gesto para a ‘Familia Ganem’, comandada pelo deputado federal Bruno Ganem.

O afastamento de Nely foi um gesto para a família Ganem que considerava que o vereador Lucas Ganem estava sendo perseguido pela Família Aro. Ele foi cassado pela Justiça Eleitoral por fraude na declaração de domicílio eleitoral nas eleições municipais. Segundo a decisão, Ganem indicou endereço onde nunca morou. A residência real seria em São Paulo, segundo as investigações.

A cassação demanda de confirmação da Câmara dos Deputados, presidida por Juliano Lopes (Podemos), aliado de Aro. Com a articulação nacional feita por Bruno Ganem, irmão de Lucas, o vereador deve se licenciar pra escapar - pelo menos por enquanto - da cassação. E o grupo tambem foi incluído no comando da sigla, com a vice-presidência sendo assumida por Thiago Milhin Ganem, ex-secretário do Ministério de Esportes, e integrante da família Ganem que deve disputar as eleições em Minas.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...