Ouvindo...

Paulo Sérgio Nogueira diz que alertou Bolsonaro sobre ‘gravidade’ de estado de sítio

O ex-ministro da Defesa disse que, durante uma reunião em dezembro, Bolsonaro teria apresentado “considerandos” sobre como o governo teria sido supostamente prejudicado

O ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, disse durante o interrogatório no Supremo Tribunal Federal (STF) que chegou a alertar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a “gravidade” de decretar estado de sítio ou defesa após o resultado das eleições em 2022.

De acordo com o militar, em uma reunião no dia 7 de dezembro de 2022 no palácio da Alvorada, Bolsonaro teria apresentado “considerandos” sobre como o governo teria sido supostamente prejudicado e propondo possíveis ações para reverter a situação.

Segundo Nogueira, nesse encontro participaram também Marco Antônio Freire Gomes, ex-comandante do Exército, e Almir Garnier Santos, ex-comandante da Marinha.

Depois que terminou a reunião, cheguei ao presidente. Pessoalmente, acho que o Freire Gomes estava ao meu lado, no mesmo dia, alertando da seriedade, da gravidade se ele [Bolsonaro] estivesse pensando em estado de defesa, de sítio”.
— disse.

Nogueira é o quinto réu a depor no segundo dia de interrogatórios do chamado “núcleo crucial” da suposta trama golpista para impedir a posse do presidente Lula (PT).

Leia também

Já foram ouvidos o ex-presidente Bolsonaro, o general Augusto Heleno, o almirante Almir Garnier e o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

Os réus respondem por tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Assista em tempo real:

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.
Leia mais